Docência e artesania: a indissociabilidade teoria-prática na formação de professores de Matemática

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v26e2021a5181

Palabras clave:

Artesania, Formação de professores, Matemática, Teoria-prática.

Resumen

Este artigo discute algumas enunciações dicotômicas sobre teoria e prática que circulam de forma recorrente na formação de professores e dedica-se a pensar nas interlocuções entre docência e artesania, considerando que a indissociabilidade teoria-prática pode constituir-se como um qualificador potente na formação de professores. O estudo opera com teorizações pós-críticas, inscritas no pensamento de Richard Sennett e de Ludwig Wittgenstein em sua fase tardia, além de estudos sobre docência contemporânea e formação de professores. O material empírico foi produzido a partir de questionário virtual, construído via Formulários Google, e de entrevistas semiestruturadas, realizadas com professores que desenvolvem a docência em cinco cursos de Licenciatura em Matemática de uma instituição pública do sul do País. A analítica empreendida mostra que uma docência não dicotômica, que opere com teoria e prática de modo indissociável, pode ser tomada como potência para pensar a docência como artesania.

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Biografía del autor/a

Daiane Scopel Boff, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Departamento de Ensino, Curso de Licenciatura em Matemática

Samantha Dias de Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Departamento de Ensino, Curso de Licenciatura em Pedagogia.

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Publicado

2021-07-02

Cómo citar

Boff, D. S., & Lima, S. D. de. (2021). Docência e artesania: a indissociabilidade teoria-prática na formação de professores de Matemática. Revista De Educação PUC-Campinas, 26, 1–13. https://doi.org/10.24220/2318-0870v26e2021a5181