Estudos de intervenção em consciência fonológica e dislexia: revisão sistemática da literatura | Intervention studies in phonological awareness and dyslexia: Systematic literature review

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v25e2020a4921

Palabras clave:

Aprendizagem de leitura. Consciência fonológica. Dislexia. Pesquisa de intervenção.

Resumen

Diversas pesquisas apontam a importância da relação entre as habilidades de consciência fonológica e a aprendizagem da leitura em sistemas alfabéticos. O presente artigo tem o objetivo de revisar e apresentar os principais resultados de pesquisas brasileiras desenvolvidas entre 2008 e 2018 que investigaram a relação entre o processamento fonológico e a aprendizagem de leitura por meio de intervenções baseadas nas habilidades de consciência fonológica em crianças durante o processo de alfabetização. Para tanto, foi realizado um levantamento de pesquisas no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. A análise dos dados foi constituída por etapas, incluindo apenas os estudos que adotaram programas de intervenção como instrumento de pesquisa em que a amostra correspondia de alguma forma a crianças com dificuldades na aprendizagem em leitura. Cada vez mais estudos têm demonstrado que a aprendizagem da linguagem escrita está relacionada ao desenvolvimento das habilidades de consciência fonológica e que programas de intervenção pedagógica baseados na fonologia têm apontado resultados positivos. Desta forma, infere-se que o baixo desempenho em leitura esteja associado ao desenvolvimento insuficiente das habilidades de consciência fonológica e que uma intervenção pedagógica baseada no estímulo dessas habilidades e no ensino explicito das correspondências entre grafemas e fonemas pode minimizar ou superar as dificuldades de aprendizagem de algumas crianças além de servir de ferramenta para detecção de indicadores precoces de risco para dislexia.

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Biografía del autor/a

Grazielle Franciosi da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina, Departamento de Pedagogia, Programa de Pós-Graduação em Educação.

Doutoranda em Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/FAED/UDESC

Dalva Maria Alves Godoy, Universidade do Estado de Santa Catarina, Departamento de Pedagogia, Programa de Pós-Graduação em Educação

Departamento de Pedagogia. Coordenadora do Prpgrama de pós Graduação em Educação

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Publicado

2020-11-12

Cómo citar

da Silva, G. F., & Godoy, D. M. A. (2020). Estudos de intervenção em consciência fonológica e dislexia: revisão sistemática da literatura | Intervention studies in phonological awareness and dyslexia: Systematic literature review. Revista De Educação PUC-Campinas, 25, 1–17. https://doi.org/10.24220/2318-0870v25e2020a4921

Número

Sección

Alfabetização e processo de apropriação da língua materna: políticas, formação de professores e práticas pedagógicas