Atividades epilinguísticas e práticas pedagógicas | Epilinguistic activities and pedagogical practices

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v25e2020a4904

Palabras clave:

Ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa. Ensino Fundamental. Epilinguagem.

Resumen

Este artigo tem como objetivo identificar as contribuições das pesquisas sobre atividades epilinguísticas e práticas pedagógicas, pressupondo que a ampliação da compreensão leitora e da produção textual é a principal meta do ensino e da aprendizagem de Língua Portuguesa. O foco se volta para os trabalhos sobre os anos iniciais do Ensino Fundamental. Trata- -se de um estudo bibliográfico, com uma revisão da literatura realizada em um levantamento de trabalhos em diferentes bases de dados. Três temáticas foram identificadas: as práticas pedagógicas observadas ou recomendadas; o lugar das atividades epilinguísticas no ensino de Língua Portuguesa; e concepções sobre atividades epilinguísticas. Na análise dos estudos, sobressaíram-se práticas pedagógicas de produção textual e de análise linguística, por vezes articuladas, relatadas ou recomendadas, notando-se a ausência das atividades epilinguísticas nas práticas de leitura. Quanto ao lugar das atividades epilinguísticas, as pesquisas indicam que ainda são pouco trabalhadas nas aulas, em detrimento das metalinguísticas. As diferentes concepções e discursos sobre as atividades epilinguísticas detalham aspectos conceituais e podem marcar variações nas práticas pedagógicas.

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Biografía del autor/a

Heloisa Chalmers Sisla, Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas

Docente do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de educação, com ênfase em formação de professores, atuando na educação de professores/as, tanto em processos de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa, quanto em educação ambiental.

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Publicado

2020-11-12

Cómo citar

Garcia, M. G., & Sisla, H. C. (2020). Atividades epilinguísticas e práticas pedagógicas | Epilinguistic activities and pedagogical practices. Revista De Educação PUC-Campinas, 25, 1–16. https://doi.org/10.24220/2318-0870v25e2020a4904

Número

Sección

Alfabetização e processo de apropriação da língua materna: políticas, formação de professores e práticas pedagógicas