O Ensino Médio na Região Sul do Brasil: urgência do tempo presente | The High school in southern Brazil: Urgency of the present time

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v25e2020a4585

Palabras clave:

Condições de trabalho docente. Ensino Médio. Políticas públicas em educação.

Resumen

O artigo tem como objetivo compreender aspectos do Ensino Médio no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná. A discussão foi realizada com base em indicadores educacionais associados à qualidade social, com destaque aos relacionados à natureza da matrícula e ao trabalho docente. A análise explicita um contexto distante do proposto nas metas 3, 17 e 18 do Plano Nacional de Educação (2014-2024) e evidencia, nos três estados da Federação, desafios relacionados à universalização do acesso e às condições de trabalho do professor do Ensino Médio. Sugere-se que o problema da qualidade social do Ensino Médio não se resolverá com a flexibilização curricular proposta na Lei n°13.415/2017. A qualidade social reivindica, além de uma mudança curricular na perspectiva da formação integral, a universalização do acesso, mormente aos jovens de 15 a 17 anos, e a transformação da docência em uma profissão socialmente atraente. Há dimensões negligenciadas nos três estados da região do Sul do Brasil, destacadas nos Planos Estaduais de Educação (2015-2024) e subestimadas pelos defensores da reforma

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Biografía del autor/a

Gilvan Luiz Machado Costa, Universidade do Sul de Santa Catarina

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina.

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Publicado

2020-10-05

Cómo citar

Costa, G. L. M. (2020). O Ensino Médio na Região Sul do Brasil: urgência do tempo presente | The High school in southern Brazil: Urgency of the present time. Revista De Educação PUC-Campinas, 25, 1–13. https://doi.org/10.24220/2318-0870v25e2020a4585

Número

Sección

O Ensino Médio no Brasil: quais possíveis rumos?