Ciência do espaço sem espaço: disciplina Geografia e reforma do Ensino Médio no Brasil | Science of Space without Space: Geography discipline and High School reform in Brazil

Autores/as

  • Larissa Oliveira Mesquita Ribeiro Universidade do Estado do Pará
  • Willame de Oliveira Ribeiro Universidade do Estado do Pará - UEPA

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v25e2020a4541

Palabras clave:

Currículo escolar. Ensino de Geografia. Reforma do Ensino Médio.

Resumen

O objetivo deste artigo é analisar as implicações da reforma do Ensino Médio sobre a disciplina Geografia e os seus desdobramentos para a sociedade brasileira. Os procedimentos metodológicos utilizados são de natureza bibliográfica e documental, com destaque para as análises da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei n°9.394/1996) e da Lei n°13.415/2017, que disciplinou a reforma do Ensino Médio. Os resultados da pesquisa ressaltam que a disciplina Geografia compunha a estrutura curricular da Educação Básica brasileira mesmo antes da conformação da Geografia científica, com forte articulação com interesses estatais e elitistas, o que não se repete na atualidade, no âmbito da reforma do Ensino Médio, que promove a fragilização dessa disciplina na Educação Básica, representando um claro desacordo entre os poderes elitistas e os caminhos seguidos pela disciplina Geografia nos últimos anos. As implicações dessa reforma em relação à disciplina Geografia devem ocasionar, entre outras consequências, perdas na formação voltada à construção de um sujeito social complexo atuante no âmbito profissional e também em outras esferas da vida social.

 

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Biografía del autor/a

Larissa Oliveira Mesquita Ribeiro, Universidade do Estado do Pará

Licenciada em Geografia e Pedagogia, Especialista em Educação especial na perspectiva da inclusão. Assessora pedagógia do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS, da Universidade do Estado do Pará - UEPA.

Willame de Oliveira Ribeiro, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Geógrafo, Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Pará - UFPA e Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista – UNESP/FCT/Campus Presidente Prudente. Professor Assistente IV da Universidade do Estado do Pará – UEPA e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UEPA.

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Publicado

2020-02-13

Cómo citar

Ribeiro, L. O. M., & Ribeiro, W. de O. (2020). Ciência do espaço sem espaço: disciplina Geografia e reforma do Ensino Médio no Brasil | Science of Space without Space: Geography discipline and High School reform in Brazil. Revista De Educação PUC-Campinas, 25, 1–15. https://doi.org/10.24220/2318-0870v25e2020a4541

Número

Sección

O Ensino Médio no Brasil: quais possíveis rumos?