Violência juvenil, bullying e insucesso escolar: memórias de infância e o início de trajetórias desviantes | Juvenile violence, bullying and academic underachievement: Childhood memories and the onset of deviant pathways

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v24n1a4245

Palabras clave:

Bullying. Estudo de caso. Fracasso escolar. Violência juvenil.

Resumen

Este estudo de caso integra uma investigação mais abrangente na área da violência e criminalidade e analisa a construção narrativa das vivências de violência na escola, relatadas por um grupo de reclusos portugueses, tendo como pano de fundo seus percursos escolares. Os dez participantes, com idade entre 19 e 46 anos, foram entrevistados nos Açores. Foi utilizado um roteiro de entrevista, especificamente construído para esta investigação, com o conjunto de tópicos a serem abordados em tom informal. O tratamento de dados de nível descritivo e interpretativo seguiu a Análise de Conteúdo segundo Bardin e centrou-se em dados retrospectivos, colhidos por entrevista, relativos a episódios específicos de violência e bullying em contexto escolar. Foram identificados quatro tipos distintos de percursos de violência infantil e juvenil, principalmente bullying, envolvendo vítima e agressor, defensor da vítima, vítima com coping eficaz e observador passivo. O estudo analisa os fatores de desencadeamento e manutenção desses percursos, com impacto no desempenho escolar, bem como discute as implicações para a prevenção secundária e o diagnóstico diferencial.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Beatriz Saraiva, Universidade do Minho

Universidade do Minho, Instituto de Educação, Centro de Investigação em Estudos da Criança. Campus de Gualtar, 4710-057, Braga, Portugal.

Beatriz Pereira, Universidade do Minho

Universidade do Minho, Instituto de Educação, Centro de Investigação em Estudos da Criança. Campus de Gualtar, 4710-057, Braga, Portugal.

Judite Maria Zamith Cruz, Universidade do Minho

Universidade do Minho, Instituto de Educação, Centro de Investigação em Educação. Braga, Portugal.

Citas

Aguiar, W.M.J.; Ozella, S. Núcleos de significação como instrumento para a apreensão da constituição dos sentidos. Psicologia: Ciência e Profissão, v.26, n.2, p.222-245, 2006.

Amado, J.S.; Freire, I.P. Indisciplina e violência na escola: compreender para prevenir. Porto: Edições ASA, 2002.

Atlas, R.S.; Pepler, D.J. Observations of bullying in the classroom. The Journal of Educational Research, v.92, n.2, p.86-99, 2001.

Baldry, A.C.; Farrington, D.P. Bullies e delinquentes: características pessoais e estilos parentais. Revista Portuguesa de Pedagogia, ano 34, p.195-221, 2000.

Bardin, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2008.

Carvalho, M.J. Jovens, espaços, trajectórias e delinquências. Sociologia, Problemas e Práticas, n.49, p.71-93, 2005.

Carvalhosa, S.F., Moleiro, C.; Sales, C. Violence in Portuguese schools. International Journal of Violence and Schools, v.9, p.57-78, 2009.

Farrington, D.P. Developmental and life-course criminology: Key theoretical and empirical issues. Criminology, v.41, n.2, p.221-225, 2003.

Farrington, D.P. Early identification and preventive intervention: How effective is this strategy? Criminology and Public Policy, v.4, n.2, p.237-48, 2005.

Fonseca, A.C. Comportamento anti-social e crime: da infância à idade adulta. Coimbra: Almedina, 2004.

Genta, M.L. et al. Bullies and victims in schools in central and southern Italy. European Journal of Psychology of Education, v.11, n.1, p.97-110, 1996.

Gottfredson, G. D. et al. School climate predictors of school disorder: Results from a national study of delinquency prevention in schools. Journal of Research in Crime and Delinquency, v.42, n.4, p.412-44, 2005.

Guerra, I. Pesquisa qualitativa e análise de conteúdo: sentidos e formas de uso. Estoril: Principia, 2006.

Leal, R. An enquiry into socialization processes in the young child. London: University, 1975.

Luria, A.R. Language and cognition. New York: Wiley, 1981.

Luria, A.R. Desenvolvimento cognitivo: seus fundamentos culturais e sociais. 3.ed. São Paulo: Icone, 2002.

Marques, A.R.; Neto, C.; Pereira, B.O. Changes in school playground to reduce aggressive behavior. In: M. Martinez (Ed.). Prevention and control of aggression and the impact on its victims. New York: Kluwer Academic, p.137-145, 2001.

Marques, A.R. Jogo de luta ou luta a sério? Como distinguir para decidir? Cadernos da Infância, n.90, p.24-30, 2010.

Morgado, A.; Vale-Dias, M.L. Comportamento antissocial na adolescência: o papel de características individuais num fenómeno social. Psicologia, Saúde e Doenças, v.17, n.1, p.15-22, 2016.

Negreiros, J. Delinquências juvenis: trajectórias, intervenção e prevenção. Porto: Livpsic, 2008.

Olweus, D. Bullying or peer abuse at school: Facts and intervention. Psychological Science, v.4, n.6, p.196-200, 1995.

Pereira, B. A violência na escola: formas de prevenção. In: Pereira, B.; Pinto, A. (Ed.). A escola e a criança em risco: intervir para prevenir. Porto: ASA, 2001. p.17-39.

Pereira, B.O. Para uma escola sem violência: estudo e prevenção das práticas agressivas entre crianças. 2.ed. Lisboa: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2008. Textos Universitários de Ciências Sociais e Humanas.

Pereira, B. et al. Bullying escolar: programas de intervenção preventiva. In: Gisi, M.L.; Ens, R.T. (Ed.). Bullying nas escolas: estratégias de intervenção e formação de professores. Curitiba: Unijuí, 2011. p.135-155.

Pereira, B. et al. Bullying in Portuguese schools. School Psychology International, v.25, n.2, p. 207-222, 2004.

Pereira, B. et al. Reinventar los espacios de recreo: prevenir los comportamientos agresivos. Cultura y Educación, v.14, n.3, p.297-311, 2002.

Pereira, B. et al. O bullying nas escolas portuguesas: análise das variáveis fundamentais para a identificação do problema. In: Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, 2., 1996, Braga. Anais... Braga: Universidade do Minho, 1996. p.71-8.

Portugal. Despacho Normativo no 20/2012, de 25 de setembro de 2012. Estabelecer condições para a promoção do sucesso educativo de todos os alunos e, em particular, das crianças e dos jovens que se encontram em territórios marcados pela pobreza e exclusão social (Programa TEIP3). Diário da República, 3 out. 2012. 2a Série, no 192, p.33344. Disponível em: <https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/EPIPSE/despacho_normativo_20_ 2012.pdf>. Acesso em: 17 mar. 2018.

Rigby, K. Bullying in schools: And what to do about it. London: Jessica Kingsley Publishers, 1997.

Rigby, K. Consequences of bullying in schools. The Canadian Journal of Psychiatry, v.48, n.8, p.583-590, 2003.

Saraiva, A.B. O conceito de "sentido" no pensamento de Vegotskíi: implicações para o estudo do relato da história de vida de indivíduos em reclusão (Estudo Preliminar), Congresso Vegotsky Primavera, 2012, Lisboa. Anais... Lisboa, 2012. (não publicado).

Saraiva, A.B. Memórias de infância e violência escolar: estudo em contexto prisional. 2015. 243f. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Educação) – Universidade do Minho, Braga, 2015.

Saraiva, A.B. La recherche qualitative dans le contexte carcéral : Stratégies, défis et pistes d’orientation. In: Colloque Méthodes qualitatives en Sciences Sociales et Humaines: Perspectives et expériences, 2012, Ponta Delgada. Actes... Ponta Delgada: Université des Açores, 2016. p.125-130. Disponible en: <http://www.recherche-qualitative.qc.ca/documents/files/revue/ hors_serie/HS-18/rq-hs-18-saraiva.pdf>. Acès en: 17 mars. 2018.

Saraiva, A.B.; Pereira, B.; Zamith-Cruz, J. School dropout, problem behaviour and poor academic achievement: a longitudinal view of Portuguese male offenders. Emotional and Behavioural Difficultie, v.16, n.4, p.419-436, 2011a.

Saraiva, A.B.; Pereira, B.; Zamith-Cruz, J. Trajectórias, vidas e bullying escolar. In: Gonçalves Barbosa, A.; Lourenço, L.M.; Pereira, B. Bullying: conhecer e intervir. Juíz de Fora: UFJF, 2011b. p.83-92.

Saraiva, A.B.; Pereira, B.; Zamith-Cruz, J. Memórias de infância e violência escolar: estudo biográfico em contexto prisional (Estudo preliminar). In: Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais: sociedades desiguais e paradigmas em confronto, 10., 2009, Minho. Anais... Minho: Universidade do Minho, 2009, p.86-89.

Smith, P.K.; Sharp, S. School bullying: Insights and perspectives. London: Routledge, 1994.

Sung Hong, J.; Espelage, D.L. A review of research on bullying and peer victimization in school: An ecological system analysis. Agression and Violent Behavior, v.17, n.4, p.311-322, 2012.

Tremblay, R.E. et al. Early disruptive behavior, poor school achievement, delinquent behavior, and delinquent personality: Longitudinal analyses. Journal of Consulting and Clinical Psychology, v.60, n.1, p.64-72, 1992.

Ttofi, M.M.; Farrington, D.P. Effectiveness of school-based programs to reduce bullying: A systematic and meta-analytic review. Journal of Experimental Criminology, v.7, n.1, p.27-56, 2011.

Vygotsky, L.S. Problems of Child (Developmental) Psychology. In: Rieber, R.W. (Ed.). The collected works. New York: Plenum Publishers, 1998. p.187-296. v.5.

Vygotsky, L.S.; Luria, A.R. Estudos sobre a história do comportamento: símios, homem primitivo e criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

Publicado

2019-02-11

Cómo citar

Saraiva, A. B., Pereira, B., & Zamith Cruz, J. M. (2019). Violência juvenil, bullying e insucesso escolar: memórias de infância e o início de trajetórias desviantes | Juvenile violence, bullying and academic underachievement: Childhood memories and the onset of deviant pathways. Revista De Educação PUC-Campinas, 24(1), 89–107. https://doi.org/10.24220/2318-0870v24n1a4245

Número

Sección

Sección Temática: Escuela: conflictos, sentimientos y alteridad