Violência juvenil, bullying e insucesso escolar: memórias de infância e o início de trajetórias desviantes | Juvenile violence, bullying and academic underachievement: Childhood memories and the onset of deviant pathways

Authors

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v24n1a4245

Keywords:

Bullying. Estudo de caso. Fracasso escolar. Violência juvenil.

Abstract

Este estudo de caso integra uma investigação mais abrangente na área da violência e criminalidade e analisa a construção narrativa das vivências de violência na escola, relatadas por um grupo de reclusos portugueses, tendo como pano de fundo seus percursos escolares. Os dez participantes, com idade entre 19 e 46 anos, foram entrevistados nos Açores. Foi utilizado um roteiro de entrevista, especificamente construído para esta investigação, com o conjunto de tópicos a serem abordados em tom informal. O tratamento de dados de nível descritivo e interpretativo seguiu a Análise de Conteúdo segundo Bardin e centrou-se em dados retrospectivos, colhidos por entrevista, relativos a episódios específicos de violência e bullying em contexto escolar. Foram identificados quatro tipos distintos de percursos de violência infantil e juvenil, principalmente bullying, envolvendo vítima e agressor, defensor da vítima, vítima com coping eficaz e observador passivo. O estudo analisa os fatores de desencadeamento e manutenção desses percursos, com impacto no desempenho escolar, bem como discute as implicações para a prevenção secundária e o diagnóstico diferencial.

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Author Biographies

Ana Beatriz Saraiva, Universidade do Minho

Universidade do Minho, Instituto de Educação, Centro de Investigação em Estudos da Criança. Campus de Gualtar, 4710-057, Braga, Portugal.

Beatriz Pereira, Universidade do Minho

Universidade do Minho, Instituto de Educação, Centro de Investigação em Estudos da Criança. Campus de Gualtar, 4710-057, Braga, Portugal.

Judite Maria Zamith Cruz, Universidade do Minho

Universidade do Minho, Instituto de Educação, Centro de Investigação em Educação. Braga, Portugal.

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Published

2019-02-11

How to Cite

Saraiva, A. B., Pereira, B., & Zamith Cruz, J. M. (2019). Violência juvenil, bullying e insucesso escolar: memórias de infância e o início de trajetórias desviantes | Juvenile violence, bullying and academic underachievement: Childhood memories and the onset of deviant pathways. Revista De Educação PUC-Campinas, 24(1), 89–107. https://doi.org/10.24220/2318-0870v24n1a4245

Issue

Section

Thematic Section: School: conflicts, feelings and alterity