Confiança e fracasso na educação: interpelação à pratica docente / Confidence and failure in education: Queries regarding teaching practice

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v23n2a3986

Palabras clave:

Confiança. Fracasso escolar. Prática docente.

Resumen

A pesquisa inscreve-se nos debates sobre Educação, Formação Humana e Prática Pedagógica. Sua investigação consiste em examinar, segundo o olhar de Otto Friedrich Bollnow, a possível interação entre os fenômenos estáveis e instáveis das estruturas da vida e dos processos educativos, a partir dos pressupostos da Filosofia da Existência e da Filosofia da Esperança. Pretende-se, por um lado, interrogar sobre as especificidades da re/produção do fracasso escolar em uma era de desconfiança e, por outro lado, equacionar as possibilidades de uma pedagogia da esperança. Em termos de problematização, questiona-se: o princípio da continuidade é realmente a pressuposição necessária de toda e qualquer educação? A discussão tem como objetivo investigar a relação entre a Confiança e o Fracasso na Educação e suas interpelações à prática docente, apresentando um diálogo entre as categorias da descontinuidade e da continuidade e suas exigências e implicações para a construção de uma educação esperançosa quando encontra confiança no ser educando, o fulcro de toda prática pedagógica que pretende a humanização dos homens em seus processos formativos. Do ponto de vista metodológico, optou-se pela reflexão hermenêutico-ontológica, por estar voltada para o tratamento interpretativo das informações e contribuições teóricas, à medida que visa desvelar as estruturas do desenvolvimento da formação e estabelecer uma íntima relação entre o educador e o sujeito educando.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ezir George Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Universidade Federal Rural de Pernambuco, Centro de Educação, Departamento de Educação. R. Manoel de Medeiros, s/n., Dois Irmãos, 52171-900, Recife, PE, Brasil.

Ferdinand Röhr, Universidade Federal de Pernambuco

Universidade Federal de Pernambuco, Departamento de Fundamentos Socio-Filosóficos, Programa de Pós-Graduação em Educação e Espiritualidade. Recife, PE, Brasil.

Citas

Bollnow, O.F. Filosofia existencial. São Paulo: Saraiva, 1946.

Bollnow, O.F. Filosofía de la esperanza. Buenos Aires: Compañia General Fabril Editora, 1962. p.89-104.

Bollnow, O.F. Pedagogia e Filosofia da existência: um ensaio sobre formas instáveis da educação. Petrópolis: Vozes, 1971. p.13-230.

Bourdieu, P.; Passeron, J.-C. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Petrópolis: Vozes, 2008.

Freinet, C. Pedagogia do bom senso. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

Henz, H. Manual de pedagogia sistemática: pedagogia geral e diferencial e introdução aos métodos de pesquisa pedagógica. São Paulo: Herder, 1970. p.361.

Jaspers, K. Filosofia da existência: conferências pronunciadas na academia alemã de Frankfurt. Rio de Janeiro: Imago, 1973. p.36.

Marcel, G. O Homo viator: prolegómenos a una metafísica de la esperanza. Salamanca: Ediciones Sígueme, 2005. p.48.

Minayo, M.C.S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 26. ed. Petrópolis: Vozes, 2007. p.11

Patto, M.H.S. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. 3. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010.

Rousseau, J.-J. Emílio ou da educação. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004. p.9-14.

Saviani, D. Escola e democracia. 36. ed. Campinas: Autores Associados, 2008. p.49-65.

Suchodolski, B. A pedagogia e as grandes correntes filosóficas: a pedagogia da essência e a pedagogia da existência. São Paulo: Centauro, 2002. p.15-25.

Publicado

2018-06-21

Cómo citar

Silva, E. G., & Röhr, F. (2018). Confiança e fracasso na educação: interpelação à pratica docente / Confidence and failure in education: Queries regarding teaching practice. Revista De Educação PUC-Campinas, 23(2), 291–309. https://doi.org/10.24220/2318-0870v23n2a3986