Análise de conteúdo, análise de discurso: questões teórico-metodológicas

Autores/as

  • Elisabete Matallo Marchesini de Pádua

Palabras clave:

Pesquisa Educacional, Metodologia, Análise de Conteúdo, Análise de Discurso

Resumen

Neste artigo apresento uma caracterização das expressões análise de conteúdo e análise de discurso, buscando apontar as possíveis origens dos equívocos na utilização destas expressões como sinônimas ou equivalentes, no sentido de contribuir para uma revisão crítica da literatura de pesquisa no campo educacional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ALVES-MAZZOTTI,A. J.e GEWANDSNAJDER, F. O Método nas Ciências Naturais e Sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, 1998.

BAKHTIN, M. Marxismo e Filosofia da Linguagem. 5.ed., São Paulo: Hucitec, 1990.

CORACINI, Maria José R.F. Análise de Discurso: em busca de uma metodologia. Delta, vol. 7, nº 1, 1991, p.333-335.

FIORIN, José Luiz. Reflexões sobre a Linguagem. ln:Ensino de Filosofia (coletânea). São Paulo: Sofia Editora SEAF, 1986, p.215-236.

JAPIASSU, H. e MARCONDES, Danilo. Dicionário Básico de Filosofia, Rio de Janeiro: Zahar, 1991.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de Pesquisa Social, 4.ed., São Paulo: Atlas, 1990.

GOMES, Romeu. Análise de Dados em Pesquisa Qualitativa in Pesquisa Social: Teoria, Método e Criatividade. (Org.) Maria Cecília de Souza Minayo. Petrópolis (RJ): Vozes, 1994, p.67-80.

GOODE, W.J. e HATT, P.K. Métodos em Pesquisa Social. 4.ed., São Paulo:Ed.Nacional, 1972.

MAINGUENEAU, D. Análise de Discurso: a questão dos fundamentos. Cadernos de Estudos de Linguagem. Campinas, SP: (19): jul/set. 1990, p.64-74.

MARCONI, M de Andrade e LAKATOS, Eva Maria.Técnicas de Pesquisa.2.ed.,SãoPaulo: Atlas, 1990.

ORLANDI, Eni P. Discurso lm·aginário Social e Conhecimento. Em Aberto, Brasília (14) 61, jan/mar, 1994, p.53-59. __________. Discurso e Leitura, São Paulo: Cortez, 1988.

ORLANDI, Enie GUIMARÃES, Eduardo. Unidade e Dispersão: uma questão do texto e do sujeito. Cadernos PUC. São Paulo: Educ, n. 31, 1988.

PÁDUA, E. M. M. de Metodologia da Pesquisa: abordagem teórico-prática. Campinas, SP: Papirus, 1998.

PÁDUA, E. M. M. de e POZZEBON, P. M. O estudo de caso: aspectos pedagógicos e metodológicos. Revista de Ciências Médicas. Campinas: PUCCAMP, v. 5,n.2,mai/ago./1996, p.76-82.

TRIVINOS, Augusto N. S. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Publicado

2002-11-30

Cómo citar

Pádua, E. M. M. de. (2002). Análise de conteúdo, análise de discurso: questões teórico-metodológicas. Revista De Educação PUC-Campinas, (13). Recuperado a partir de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/316

Número

Sección

Artículos