Universidade e formação de professores: oficinas pedagógicas e transformação da prática docente

Autores/as

  • Dulce Maria Pompêo de Camargo

Palabras clave:

Formação de professores, Prática Docente, Oficinas Pedagógicas

Resumen

As mudanças atuais na política educacional brasileira têm provocado um forte impacto nos cursos de formação de professores e consequentemente na qualidade do ensino oferecido nos diferentes níveis. O Programa de Mestrado em Educação da PUC-Campinas em parceria com a Faculdade de Ciências Sociais, que tem como uma de suas prioridades o curso de licenciatura, exige de nossa parte a busca de alternativas tanto para a formação dos alunos enquanto educadores, como para a formação continuada de professores da rede oficial de ensino. Diante do quadro nacional que se mostra, desde a década de 70, pouco promissor para a licenciatura em Ciências Sociais, a oficialização do Laboratório de Ensino, Sociedade e Cultura – LESC, em 1997, veio preencher um vazio no processo de luta para garantir a presença da disciplina de Sociologia no ensino médio. Nele temos desenvolvido atividades de natureza qualitativa, ligadas ao ensino, a pesquisa e a extensão. O LESC enquanto grupo de pesquisa vem sofrendo contínuas transformações a partir do processo de redefinição do interesse temático dos seus membros. Os projetos que desenvolve têm possibilitado a inserção direta de alunos da graduação, pós-graduação, bem como professores de Redes Oficiais de Ensino Fundamental e Médio.

 

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Publicado

2003-11-30

Cómo citar

Camargo, D. M. P. de. (2003). Universidade e formação de professores: oficinas pedagógicas e transformação da prática docente. Revista De Educação PUC-Campinas, (15). Recuperado a partir de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/300

Número

Sección

Artículos