A qualidade de aprendizagem e a produção discente nos cursos das áreas de ciências humanas e ciências sociais aplicadas
Palabras clave:
Ensino Superior, Qualidade de Aprendizagem, Aprender a Aprender, Ciências Humanas, Ciências Sociais AplicadasResumen
Este artigo é resultado de um subprojeto da Pesquisa Coletiva sobre a questão da qualidade no Ensino Superior nas áreas de Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas. Ele faz um recorte específico sobre a possibilidade da qualidade na perspectiva da aprendizagem discente e nas propostas de aprender a aprender. Cerca de 20 professores de várias IES do país, entrevistados por correio eletrônico, foram instigados a pensar sobre a questão da qualidade de aprendizagem e sobre outros fatores condicionantes de ocorrência: preparo do aluno ingressante, perfil desejado do formando e condições críticas dos cursos das áreas referidas. O material foi considerado à luz da Análise do Discurso e revelou indicadores de uma participação corresponsável do aluno na construção da qualidade esperada.
Descargas
Citas
ALMEIDA JUNIOR, João B. e BALZAN, Newton C. O ensino superior nas áreas de Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas: indicadores de qualidade em questão. ln CD Rom (ISBN 8586 3920-9X), Anais do 26º Congresso da Anped -Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Poços de Caldas, MG, 2003.
ANASTASIOU, Léa G. C. Metodologia do ensino superior: da prática docente a uma possível teoria pedagógica. Curitiba: Editora lbpex, 1998.
BAKHTIN, Mikhail (V. N. Volochinov). Marxismo e Filosofia da linguagem. 4.ed., São Paulo: Hucitec, 1988.
BECKER, Fernando. A Epistemologia do professor: o cotidiano da escola. Petrópolis, RJ: Vozes, 1993.
DEMO, Pedro. Educação e qualidade. 5.ed. Campinas, SP: Papirus, 2000.
DUARTE, Newton. As Pedagogias do "Aprender a Aprender" ealgumas ilusões da assimchamada Sociedade do Conhecimento. ln: Anais do 24º Congresso da ANPED. Caxambu/MG, 2001. [Anais Eletrônicos].
CHAUÍ, Marilena. A universidade em ruínas. ln: TRINDADE, Hélgio (Org.). Universidade em ruínas na república dos professores. 2.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.
FOUCAULT, Michel. Arqueologia do saber. 3.ed. Rio de Janeiro: Forense, 1987.
MAINGUENEAU, Dominique. Novas tendências em análise do discurso. 3.ed. Campinas, SP: Pontes, 1997.