Enxameação ao infinito como uma prática revolucionária: desejo nas escolas, a produção de singularidades e de potência de agir

Autores/as

  • Marilu Fontoura de Medeiros Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v21n2a2931

Palabras clave:

Produção de desejo como criação, Potência de agir, Singularidades, Educação e liberdade

Resumen

Este artigo explora a produção do desejo, embebido pelas defesas de Deleuze e Guattari em experimentação em uma Rede Municipal de Ensino ao longo de quatro anos. Nela encontrou-se o desejo como produção, como potência, como criação. Marca a proposta de um processo revolucionário, nômade, que se instaurou nas escolas em seus múltiplos espaços-tempo, se enxameou a partir de lutas pontuais, que resultou na singularidade, na potência e na ausência de busca de totalidade ou de unidade despotencializadora em cada escola de uma Rede Municipal de Ensino, em experimentações com seus cerca de 60 mil alunos, quase 5 mil professores e funcionários, e que não são regidos nem do ponto de vista ideológico, nem da dominação partidária ou, sequer, da lógica de mercado da lei, do contrato ou da instituição.

Palavras-chave: Produção de desejo como criação. Potência de agir. Singularidades. Educação e liberdade.

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Biografía del autor/a

Marilu Fontoura de Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Doutora, Titular pela UFRGS; Professora Doutora Titular pela PUCRS; Coordenadora da Área de Ciências Humanas e Sociais/SESu/MEC; Subsecretária da SESu/MEC; Professora Doutora Orientadora de M/D dos Programas de Pós-Graduação UFRGS e PUCRS; Diretora da PUCRS VIRTUAL/PUCRS: 2000-2005; Secretária de Educação do Município de Porto Alegre/Rs: 2005-2009; Pesquisadora e consultora do Instituto Piracema.

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Publicado

2016-09-02

Cómo citar

de Medeiros, M. F. (2016). Enxameação ao infinito como uma prática revolucionária: desejo nas escolas, a produção de singularidades e de potência de agir. Revista De Educação PUC-Campinas, 21(2), 231–241. https://doi.org/10.24220/2318-0870v21n2a2931