História e política da Educação Especial no Brasil: bases teórico- -metodológicas e resultados de pesquisa

Autores/as

  • Heulalia Charalo Rafante Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v21n2a2786

Palabras clave:

Educação especial, História da educação, Metodologia, Teoria

Resumen

O artigo tem dois objetivos: expor como o método dialético marxista, fundamentado nos conceitos de Antônio Gramsci, contribuiu para a análise do desenvolvimento da Educação Especial no Brasil (1932-1973), considerando as ações das Sociedades Pestalozzi; e apresentar os resultados da análise das fontes históricas a partir desse referencial. Na obra de Gramsci foi destacada a formação dos intelectuais e seu papel na construção e manutenção da hegemonia social e do domínio estatal. Esses referenciais ampliaram a análise das instituições para além das suas funções técnicas, considerando, também, sua relação com a sociedade e com o Estado, o que levou à compreensão do seu papel histórico. Nesse sentido, as análises evidenciaram que as ações das Pestalozzi, iniciadas em 1932, exerceram influência significativa para tornar hegemônico um pensamento a respeito da pessoa com deficiência e da proposta para sua educação, articulando a sociedade na reivindicação de políticas públicas para a área e orientando os encaminhamentos das ações educativas destinadas a essa população. Esse processo, articulado com aspectos políticos, econômicos e sociais do país, como os acordos Ministério da Educação - United States Agency for International, culminou na criação do Centro Nacional de Educação Especial em 1973. Portanto, as Sociedades Pestalozzi foram basilares para o desenvolvimento da política pública na área da Educação Especial no país, constituindo-se instituições de elaboração coletiva da vida cultural, conforme conceito de Gramsci.

Palavras-chave: Educação especial. História da educação. Metodologia. Teoria.

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Biografía del autor/a

Heulalia Charalo Rafante, Universidade Federal do Ceará

Historiadora, Doutora em Educação. Professor Adjunto I, do Departamento de Fundamentos de Educação/Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Ceará; professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba

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Publicado

2016-09-02

Cómo citar

Rafante, H. C. (2016). História e política da Educação Especial no Brasil: bases teórico- -metodológicas e resultados de pesquisa. Revista De Educação PUC-Campinas, 21(2), 149–161. https://doi.org/10.24220/2318-0870v21n2a2786