A avaliação e seu potencial inovador nos processos de formação universitária: a visão dos professores de artes e letras

Autores/as

  • Mara Regina Lemes de Sordi

Palabras clave:

Ensino Superior, Avaliação, Inovação, Trabalho Pedagógico

Resumen

Este artigo discute a organização do trabalho pedagógico necessária para que a qualidade do ensino de graduação possa atender às demandas sociais, confrontando-se com os interesses mercadológicos que atravessam as reformas educacionais. O artigo problematiza a centralidade dos processos de avaliação e objetiva recuperar a discussão acerca dos bons usos da força indutora da avaliação na mudança da aula universitária.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ANASTASIOU, Lea Processos de ensinagem na universidade Petrópolis:Vozes, 2003.

BORDIEU, Pierre & CHAMGAGNE, Patrick. Os excluídos do interior. In Catani, A. & Nogueira, M.A.(orgs.). Escritos de Educação. Petrópolis: Vozes, 2001.

COELHO, Ildeo . Ensino, pesquisa e a formação de estudantes e professores Série Acadêmica PUC - Campinas nº 14, Campinas, 2004.

DIAS SOBRINHO, José. Quase-mercado, quase-educação, quase-qualidade: tendências e tensões na educação superior. Avaliação. Ano 7, v.7,nº1, mar 2002.

FREITAS, Luiz C. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática. Campinas: Papirus, 1995.

GIMENO, Sacristán J. Poderes instáveis em educação. Porto Alegre: Artmed, 1999.

KUENZER, Acácia Z. O que muda no cotidiano da sala de aula universitária com as mudanças no mundo do trabalho? In Castanho, M.E. & Castanho, S. Temas e textos em metodologia do ensino superior. Campinas: Papirus, 2001.

MORIN, Edgar. Complexidade e transdiscipli- naridade: a reforma da universidade e do ensino fundamental. EDUFRN,1999.

RIOS, Terezinha. A questão das competências na formação universitária. Palestra realizada na PUC-Campinas, maio 2003.

RISTOFF, Dilvo I. O Exame Nacional de Curso e a Avaliação Institucional in: DIAS SOBRINHO, J. & RISTOFF, D. I.(orgs.) Avaliação democrática: para uma universidade cidadã. Florianópolis: Insular, 2002.

SANTOS, Boaventura S. Para uma pedagogia do conflito. In: Silva, L.H. et al (org) Novos mapas culturais, novas perspectivas educacionais. Porto Alegre: Sulina, 1996.

SORDI, Mara R. L. Entendendo as lógicas da avaliação institucional para dar sentido ao contexto interpretativo. In: Villas Boas, B. M. F. (org.). Avaliação: políticas e práticas. Campinas: Papirus, 2002.

SORDI, Mara R. L. Relatório técnico de pesquisa. PUC-Campinas, 2001.

SORDI, Mara R. L. Relatório técnico de pesquisa. PUC-Campinas, 2002.

TORRES SANTOMÈ, J. A educação em tempos de neoliberalismo. Porto Alegre: Artmed, 2003.

Publicado

2005-11-30

Cómo citar

Sordi, M. R. L. de. (2005). A avaliação e seu potencial inovador nos processos de formação universitária: a visão dos professores de artes e letras. Revista De Educação PUC-Campinas, (19). Recuperado a partir de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/236

Número

Sección

Artículos