A construção de projetos como possibilidade educativa
Palabras clave:
Projetos em Articulação, Profissionalização Docente, Ação ColegiadaResumen
Este texto aborda elementos sobre a construção de projetos direcionados ao processo de ensinagem na esfera universitária, retomando tópicos referentes á profissionalização docente na educação superior. Contextualiza os processos de profissionalização, pontuando alguns de seus determinantes e explicita elementos referentes aos diferentes projetos propostos, visando uma articulação da ação dos sujeitos que atuam que atuam universidade, na direção de algo que se poderia qualificar como ação colegiada. Pontua questões que poderiam estar norteando os projetos em suas diferentes especificidades: o projeto institucional, o do curso, o do docente e o do discente, articulados num projeto integrador de gestão do conhecimento para uma universidade comprometida com a função social que lhe cabe.
Descargas
Citas
ANASTASIOU, L.G.C. Desafios de um pro cesso de profissionalização Continuada: ele mentos da teoria e da prática. Revista Sabe res, UNERJ, v.1, n. maio/agosto, p.22-37, 2000.
ANASTASIOU. L.G.C. Educação superior e preparação pedagógica: elementos para um começo de conversa. Revista Saberes, UNERJ, v.2, n.2, maio/agosto, 2001.
MORIN, E. Epistemologia da complexidade. ln: SCHNITMAN, D.F. (org.). Novos paradigmas culturais, cultura e subjetividade. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
SOUZA, B. Introdução a uma ciência pós moderna. Rio de Janeiro: Graal, 1989.
SOUZA, B. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. 4.ed. São Paulo: Cortez, 1997.