Cultura escolar por meio de concepções e saberes em projetos de formação de professores
Palabras clave:
História, Saberes, Formação de Professores, Cultura EscolarResumen
Este trabalho apresenta resultado parcial de pesquisa desenvolvida por meio do projeto intitulado “Concepções educativas e saberes na formação de professores: uma reconstituição histórica sob a ótica da cultura escolar” que abrange o período compreendido entre 1900 e 1970. Os dados analisados provêm do arquivo de uma instituição de formação de professores e incidem sobre concepções e saberes que estão contidos em três documentos. Apreciá-los permite constatar que existem concepções de formação distintas em um mesmo projeto, ao mesmo tempo em que princípios da educação nova se mantém em todos eles, o que está sendo entendido como um dado da cultura escolar.
Descargas
Citas
BOURDIEU, P. Sociologia. ORTIZ, R. (Org.). São Paulo: Ática, 1983.
CHERVEL, A. Histórias das disciplinas esco lares; reflexões sobre um campo de pesquisa: ln: Teoria Educação. n.2, 1990.
CUNHA, M.V. John Dewey: uma filosofia para educadores. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.
DE CERTEAU, M. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: RJ: Vozes, 1994.
DEWEY, J. Acriança e o programa escolar. ln: Vida e educação. Trd. Anísio Teixeira. São Paulo: Melhoramentos, 1971.
FREIRE, P. Educação como prática da li berdade. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1983.
JULIA, D. A Cultura escolar como objeto his tórico. ln: Revista brasileira de história da educação. SBHE: Autores Associados, n.1, jan., jun., 2001.
PARANÁ, Projeto de implantação da refor ma do ensino de 12 e 22 graus. Instituto de Educação do Paraná, 1972 (Mimeog.).
PARANÁ, Projeto de curso de habilitação de professores para o magistério pré-es colar, a nível de 2º grau em estudos adici onais. Instituto de Educação do Paraná, 1978 (Mimeog.)
ROUSSEAU, J.J. Emílio ou da educação. Trad.MICELLI,S.3.ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1991.
SUCHODOLSKI, B. A Pedagogia e as gran des correntes filosóficas. Lisboa: Livros Horizonte, LTOA. 2000.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: RJ: Vozes, 2002.
VALDEMARIN, V.T. Estudando as lições de coisas. Campinas: Autores Associados, 2004.
VINAO, A. Fracassan lãs reformas educativas? La resouesta de um historiador. ln: Educação no Brasil: história e historiografia. Sociedade Brasileira de História da Educação (Org). Cam pinas, SP: Autores Associados: São Paulo: SBHE, 2001.