Relações na escola da infância

perspectivas teóricas e didático-pedagógicas

Autores/as

  • Aline Escobar Magalhães Ribeiro Secretaria Municipal de Educação
  • Elieuza Aparecida de Lima Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Amanda Valiengo Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v18n2a2023

Palabras clave:

Crianças, Educação infantil, Enfoque histórico-cultural, Escola infantil, Relações educativas

Resumen

Esse artigo retrata percursos e estudos, advindos de pesquisa já concluída, sobre relações constituintes do processo de apropriação-objetivação do mundo da cultura humana pela criança na Escola da Infância, sob o olhar do Enfoque Histórico-Cultural. O estudo configurou-se em consonância com um olhar teórico que entende as relações como propulsoras do processo de humanização e a criança como capaz de aprender desde muito pequena. Inicialmente, há aprofundamento de questões teóricas referentes às regularidades de formação humana entre os três e os seis anos de idade, com base nas proposições do Enfoque Histórico-Cultural. Posteriormente, apresenta-se resultados do percurso metodológico que integrou sessões de observação da prática educativa em escolas de Educação Infantil, envolvendo as relações entre as crianças, os objetos e os adultos; assim como sessões de desenhos e entrevistas semiestruturadas com as crianças. Esses resultados partem de análises advindas das implicações pedagógicas das proposições do Enfoque Histórico-Cultural acerca dos processos de humanização, de mediação e de atividade.

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Biografía del autor/a

Aline Escobar Magalhães Ribeiro, Secretaria Municipal de Educação

Professora, Secretaria Municipal de Educação. Marília, SP, Brasil.

Elieuza Aparecida de Lima, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Professora Doutora, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências, Departamento de Didática. R. Hygino Muzzi Filho, 737, Cidade Universitária, 17525-900, Marília, SP, Brasil. Correspondência para/Correspondence to: E.A. LIMA. E-mail: <elieuza@marilia.unesp.br>.

Amanda Valiengo, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutoranda, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília, SP, Brasil.

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Publicado

2013-08-10

Cómo citar

Ribeiro, A. E. M., Lima, E. A. de, & Valiengo, A. (2013). Relações na escola da infância: perspectivas teóricas e didático-pedagógicas. Revista De Educação PUC-Campinas, 18(2), 139–149. https://doi.org/10.24220/2318-0870v18n2a2023

Número

Sección

Seção Temática: Educação Infantil: história, políticas e perspectivas