Ética e profissionalização docente

Autores/as

  • Ilma Passos Alencastro Veiga
  • José Carlos Souza Araújo

Palabras clave:

Ética docente, Profissionalização docente, Ética profissional

Resumen

Trata-se de propiciar uma análise sobre a ética, particularmente a profissional, visando compreender a profissão docente, por meio de três ângulos complementares: a) uma fundamentação ético-profissional; b) o sentido de um código de ética profissional e c) a dimensão ética da profissão docente. Em linhas gerais, visa-se compreender a ética como uma construção social, fundada na sociabilidade que, por sua vez, é inerente ao exercício profissional. Por conseguinte, a questão ética, e especificamente a docente, é uma dimensão central no exercício profissional. A docência, portanto, implica fundamentalmente as relações que se constituem, particularmente no interior da sala de aula, quando os conteúdos, os métodos e as técnicas de ensino, o processo de avaliação, os objetivos e as finalidades do ensino implicam fundamentalmente o professor e o aluno, enquanto sujeitos de mediação que perseguem o ensino e a aprendizagem.

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Publicado

2007-06-30

Cómo citar

Veiga, I. P. A., & Araújo, J. C. S. (2007). Ética e profissionalização docente. Revista De Educação PUC-Campinas, (22). Recuperado a partir de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/192

Número

Sección

Artículos