Avaliação externa e as repercussões em uma escola de baixo rendimento
DOI:
https://doi.org/10.24220/2318-0870v18n1a1903Palabras clave:
Avaliação externa, Políticas públicas, Rendimento escolar, Sistema de avaliaçãoResumen
Neste artigo apresenta-se os resultados de uma pesquisa que teve por objetivo investigar as repercussões do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo em uma escola pública com baixo desempenho, bem como analisar as ações delineadas pelos diferentes agentes envolvidos no sistema educacional para melhorar esses índices. A pesquisa foi estruturada considerando os seguintes instrumentos para coleta de informações: boletins e relatórios oficiais da avaliação; diário de campo e entrevistas semiestruturadas com professores, coordenadores pedagógicos e dirigentes regionais pedagógicos. Por meio da técnica de triangulação de dados, sob uma análise de natureza descritiva e interpretativa, percebeu-se que o Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo não tem contribuído significativamente para a melhoria da qualidade do ensino, uma vez que há divergências nas concepções dos agentes educacionais em relação a esse exame - efeito do trabalho de postura não colaborativa.
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Citas
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