Um olhar ético sobre o valor de educar

Autores/as

  • Maria Luiza Guedes
  • Terezinha Azerêdo Rios

Palabras clave:

Valores, Educação, Moral, Ética

Resumen

Este trabalho aponta os valores como constituintes da ação humana transformadora do mundo e destaca o espaço da prática moral e da reflexão ética. Propõe uma reflexão sobre a presença dos valores morais na ação dos educadores e sobre a necessidade do olhar ético sobre a educação. Levando em conta as características da sociedade contemporânea, problematiza algumas atitudes assumidas pelos professores diante de situações características de uma “crise” na educação e chama atenção para a urgência de se buscar uma resposta consistente à indagação sobre que vida se quer construir com a contribuição do trabalho educacional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Temas Transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998.

GUEDES, M.L. A tragédia invisível na escola, uma leitura girardiana. 1999. 234f. Tese (Doutorado em Educação) . Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo 1999.

LORIERI, M.A.; RIOS, T.A. Filosofia na escola – o prazer da reflexão. São Paulo: Moderna, 2004.

PESSANHA, J.A.M. A ética do cotidiano. Perspectiva Universitária. Rio de Janeiro, Junho, 1993, p.3. Entrevista.?

RIOS, T.A. Ética e competência. 16. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

SAVATER, F. O valor de educar. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

VÁZQUEZ, A.S. Ética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1975.

Publicado

2007-06-30

Cómo citar

Guedes, M. L., & Rios, T. A. (2007). Um olhar ético sobre o valor de educar. Revista De Educação PUC-Campinas, (22). Recuperado a partir de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/190

Número

Sección

Artículos