O currículo dos cursos de licenciatura em educação física

implicações para o ensino da avaliação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e13649

Palabras clave:

Avaliação educacional, Educação Física, Formação inicial de professores

Resumen

A pesquisa analisa os planos de disciplinas de três cursos de licenciatura em Educação Física, visando compreender como o tema avaliação é abordado nesses currículos. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva e exploratória. Utiliza a análise críticodocumental e o software Iramuteq para a análise lexicográfica clássica dos textos por meio de classificação hierárquica descendente. Os resultados mostram que na Escola Superior São Francisco de Assis, a avaliação é tratada pontualmente e associada principalmente ao desempenho físico e esportivo, sem uma disciplina específica dedicada à avaliação educacional. Na Faculdade Vale do Cricaré, a disciplina Metodologia da Avaliação em Educação Física mantém um foco nas medidas corporais e antropométricas, refletindo uma visão tradicional de avaliação. Já na Universidade de Vila Velha oferta-se duas disciplinas que abordam tanto a avaliação educacional quanto as medidas físicas. A discussão destaca a necessidade de uma formação mais crítica e reflexiva sobre a avaliação educacional nos cursos de licenciatura em Educação Física que considerem a escola como campo de atuação e, consequentemente, as especificidades de avaliar essa disciplina nesse contexto. Evidencia-se a necessidade de os currículos prescritos contemplarem o ensino de concepções, métodos e técnicas de avaliação, adaptando-as ao contexto escolar.

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Publicado

2024-12-03

Cómo citar

Lima Frossard, M., Poleto, F. M. B., & Santos, W. dos. (2024). O currículo dos cursos de licenciatura em educação física: implicações para o ensino da avaliação. Revista De Educação PUC-Campinas, 29. https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e13649

Número

Sección

Original