Herança cultural e trabalho pedagógico familiar: estudo a partir de rendimento escolar elevado

Autores/as

  • Ricardo José Mezzomo

Palabras clave:

Rendimento Escolar, Estratégias Educativas, Excelência Escolar

Resumen

Este artigo aborda os resultados de uma pesquisa que objetiva compreender e identificar algumas estratégias educativas em famílias cuja prole possui elevado rendimento escolar. A investigação utilizou questionários e entrevistas com pais e estudantes de um colégio particular da cidade de Blumenau - SC. As análises revelam, dentre outros indicativos, o intenso acompanhamento materno; a leitura e a escrita incentivadas desde a infância; a disciplina nos estudos em casa; o incentivo familiar para se obter excelentes notas e o alto investimento na educação escolar dos filhos. Um dos propósitos deste artigo é oferecer alguns subsídios para o debate sobre os valores agregados nessas famílias, bem como explicitar os mecanismos por elas mobilizados para atingir o rendimento escolar elevado.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ALVES, Fátima; ORTIGÃO, Isabel; FRANCO, Creso. Origem social e risco de repetência: interação raça-capital econômico. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v.37, n.130, p.161-180, jan./abr., 2007.

BOURDIEU, Pierre. Futuro de classe e causalidade do provável. In: . Escritos de educação. Org.: Maria Alice Nogueira e Afrânio

Mendes Catani. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.

____. Coisas ditas. São Paulo: Brasiliense, 2004.

BRANDÃO, Zaia. Entre questionários e entrevistas. In: NOGUEIRA, M. A.; ROMANELLI, Geraldo; ZAGO, Nadir. (org.). Família & escola: trajetórias de escolarização em camadas médias e populares. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

LAHIRE, Bernard. Sucesso Escolar nos meios populares: as razões do improvável. São Paulo:: Ática, 1997.

LELIS, Isabel. O significado da experiência escolar para segmentos das camadas médias. Cadernos de Pesquisa, v. 35, n. 125, p.

-160, maio/ago. 2005.

NOGUEIRA, Maria Alice. A escolha do estabelecimento de ensino pelas famílias. A ação discreta da riqueza cultural. Revista Brasileira de Educação. São Paulo, n. 7, p. 42-56, jan./abr. 1998.

___. PEREIRA, Gilson Ricardo de Medeiros; ANDRADE, Maria da Conceição Lima de (Org.). Programa de Pesquisas Integradas:

desigualdades frente à escola e à cultura. Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, FURB. Blumenau, 2006.

___; ROMANELLI, Geraldo; ZAGO, Nadir. Família & Escola: trajetórias de escolarização em camadas médias e populares. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

ROMANELLI, Geraldo. Famílias de camadas médias e escolarização superior dos filhos. O estudante trabalhador. In: NOGUEIRA, M. A.; ZAGO, N. Família & Escola: Trajetórias de escolarização em camadas médias e populares. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003a.

SCHWARTZMAN, Simon. Posição social da família e experiência universitária. São Paulo, NUPES,1992.

THIN, Daniel. Para uma análise das relações entre famílias populares e escola: confrontação entre lógicas socializadoras. Revista Brasileira de Educação. v. 11 n. 32 maio/ago. 2006. Tradução: Anna Carolina da Matta Machado.

ZAGO, Nadir. Quando os dados contrariam as previsões estatísticas: os casos de êxito escolar nas camadas socialmente desfavorecidas. Cadernos de Psicologia e Educação - Paidéia, USP/Ribeirão Preto, v. 10, n. 18, p. 70-80, 2001.

Publicado

2008-11-30

Cómo citar

Mezzomo, R. J. (2008). Herança cultural e trabalho pedagógico familiar: estudo a partir de rendimento escolar elevado. Revista De Educação PUC-Campinas, (25). Recuperado a partir de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/104

Número

Sección

Artículos