As representações sociais de professoras da Educação Infantil em relação ao desgaste docente

Authors

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v26e2021a5109

Keywords:

Representação social. Condições de trabalho docente. Educação infantil.

Abstract

O artigo discute, pelo viés da teoria das representações sociais, especificamente as abordagens dimensional e estrutural, as representações sociais de professoras da Educação Infantil sobre as condições de trabalho que ocasionam desgaste docente. As informações foram coletadas a partir de questionário (n=116) respondido por professoras da Educação Infantil na cidade de Ponta Grossa (Paraná). As análises foram realizadas com o apoio dos softwares Evoc, Simi e Alceste, além de ter sido feita uma análise de conteúdo. Verificou-se que a maior procedência dos elementos constituintes de desgaste são: (a) as condições físicas e materiais do trabalho; (b) a estrutura e funcionamento da Educação Infantil, a qual carece de investimentos para melhorar as condições de trabalho e (c) a falta de professoras como fator que revela a Educação Infantil como etapa secundária em relação aos significados da docência.

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Author Biographies

Bruna Emilyn da Silva, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Universidade Estadual de Ponta Grossa, Setor de Ciências Humanas e Artes, Programa de Pós-Graduação em Educação. Av. Carlos Cavalcanti, 4748, Campus Uvaranas, 84030-900, Uvaranas, Ponta Grossa, PR, Brasil. Correspondência para/Correspondence to: A. C. FERREIRA. E-mail: <adrianoacfuepg@hotmail.com>.

Adriano Charles Ferreira, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Universidade Estadual de Ponta Grossa, Setor de Ciências Humanas e Artes, Programa de Pós-Graduação em Educação.  Ponta Grossa, PR, Brasil. 

Ademir José Rosso, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Universidade Estadual de Ponta Grossa, Setor de Ciências Humanas e Artes, Programa de Pós-Graduação em Educação.  Ponta Grossa, PR, Brasil. 

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Published

2021-08-16

How to Cite

da Silva, B. E., Ferreira, A. C., & Rosso, A. J. (2021). As representações sociais de professoras da Educação Infantil em relação ao desgaste docente. Revista De Educação PUC-Campinas, 26, 1–17. https://doi.org/10.24220/2318-0870v26e2021a5109