Educar e transmitir um laço com a ciência

Authors

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v26e2021a5031

Keywords:

Ciência, Educação moral, Ética.

Abstract

O que se identifica na sociedade brasileira é uma desconfiança do lugar da ciência em produzir alternativas para os problemas contemporâneos, a exemplo do que ocorre com a Covid-19. Nessa situação, fakenews e pessoas socialmente influentes parecem estar com mais credibilidade. Mesmo que outras percepções também façam sentido para os humanos e que pensar na conservação da civilização requeira entender que existe uma infinitude de formas de interpretar o mundo, o que se propõe refletir é a relação da ciência com a sociedade. Assim, busca-se entender os conceitos de ética e moral para problematizar o lugar inerente que cada uma dessas concepções tem para a formação das novas gerações. O intuito também é refletir sobre o vínculo entre as novas gerações e a ciência. A metodologia é bibliográfica e qualitativa, com aporte crítico-hermenêutico. Educar é impor limites e transmitir a tradição, mas é também uma abertura para o diálogo e para a construção de novas interpretações. Mesmo que cada humano tenha as suas crenças pessoais, é preciso formar sujeitos que compreendam o lugar ocupado pela ciência no mundo humano. Apesar de não existirem garantias de que as novas gerações desenvolvam um vínculo com a ciência, educar é idealizar e proporcionar um ambiente onde algum laço significativo com esses saberes se produza. Não adianta a transmissão de conhecimentos aos alunos se eles não entenderem o lugar desse saber para a esfera pública.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Patrícia Feiten Pinto, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Departamento de Humanidades e Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências. R. do Comércio, 3000, Bairro Universitário, 98700-000, Ijuí, RS, Brasil. E-mail: <patriciafeiten93@gmail.com>.

References

Arendt, H. Entre o passado e o futuro. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 2005.

Bakhtin, M. Para uma filosofia do ato. São Carlos: Pedro e João Editores, 2010.

Birman, J. Insuficientes, um esforço a mais para sermos irmãos. In: Kehl, M. R. (org.). Função fraterna. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2000. p. 171-208.

Cortina, A. Ética mínima. São Paulo: Martins Martins Fontes, 2009.

Cossetin, V. L. F. Da assepsia moral na educação. Texto referência da aula inaugural realizada junto ao programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal da Fronteira Sul/Chapecó, 2018.

Flickinger, H. G. A caminho de uma pedagogia hermenêutica. Campinas: Autores Associados, 2010.

Goergen, P. Educação e valores no mundo contemporâneo. Educação & Sociedade, v. 26, n. 92, p. 983-1011, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v26n92/v26n92a13.pdf. Acesso em: 12 jun. 2020.

Hermann, N. Hermenêutica e educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

Kallenberg, B. The master argument of macintyre’s ‘after virtue. Religious Studies Faculty Publications, n. 66, p. 21-31, 2011. Available from: https://ecommons.udayton.edu /cgi/viewcontent.cgi?article=1064&context=rel_fac_pub. Cited: Jun 10, 2020.

Kehl, M. R. Sobre ética e psicanálise. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

Macintyre, A. Ethics in the conflicts of modernity: an essay on desire, practical reasoning, and narrative. Cambridge: Cambridge University Press, 2016.

Reis, P. Desafios à educação em Ciências em tempos conturbados. Ciência & Educação, v. 27, e21000, 2021.

Sousa, A. M.; Ribeiro, É. K. N. Desafios no processo de ensino-aprendizagem de botânica no município de Barreirinhas, Maranhão: percepção dos professores. Acta Tecnológica, v. 14, n. 2, p. 75-92, 2021.

Santos, L. H. L. Sobre a integridade ética da pesquisa. Ciência e Cultura, v. 69, n. 3, p. 4-5, 2017.

Teixeira, O. P. B. A Ciência, a Natureza da Ciência e o Ensino de Ciências. Ciência & Educação, v. 25, n. 4, p. 851-854, 2019.

Vázquez, A. S. Ética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1992.

Published

2021-12-14

How to Cite

Pinto, P. F. (2021). Educar e transmitir um laço com a ciência. Revista De Educação PUC-Campinas, 26. https://doi.org/10.24220/2318-0870v26e2021a5031