Mudanças curriculares no Ensino Médio a partir da Lei n°13.415/2017: percepção de estudantes secundaristas | Curricular changes in High School Education from Law n°13.415/2017: Perception of High School Students

Authors

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v25e2020a4577

Keywords:

Currículo. Ensino Médio. Políticas públicas em educação. Reforma de ensino.

Abstract

O presente artigo objetiva problematizar as mudanças curriculares que a Lei n°13.415/2017 impõe ao Ensino Médio brasileiro, assim como verificar a percepção que estudantes secundaristas, da Escola Estadual Dr. Augusto Duprat na Cidade do Rio Grande (RS), têm sobre essas mudanças. A base empírica foi construída a partir de uma investigação dissertativa de cunho qualitativo, contando com a participação de 61 alunos de 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio. Como procedimento para produção dedados, formaram-se 4 grupos focais, um com cada turmada escola; ademais, também foi aplicado um questionário fechado. Para a análise dos dados utilizou-se a metodologia de análise do conteúdo, a partir de 4 categorias estabelecidas a priori, sendo o presente trabalho produto de uma dessas categorias. A partir da análise dos dados, aponta-se um discurso reprobatório por parte dos estudantes, no que se refere à determinação de dispor de Língua Portuguesa e matemática como únicas disciplinas obrigatórias nos três anos de Ensino Médio. Os estudantes também discordaram da proposta de tornar uma percentagem do Ensino a Distância, afirmando que atualmente o ensino é precário e que essas disposições iriam fragilizá-lo ainda mais. Nas falas, identificou-se também uma associação da retirada de disciplinas como Filosofia e História com intenções governamentais de controlar a população. Por fim, considera-se fundamental que os jovens sejam ouvidos, visto que são os sujeitos do Ensino Médio os mais afetados com essas mudanças.

 

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Author Biographies

Lurvin Gabriela Tercero Reyes, Universidade Federal do Rio Grande

Licenciatura em Administração e Gestão da Educação pela Universidad Pedagógica Nacional Francisco Morazán. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande- FURG.

Suzane da Rocha Vieira Gonçalves, Universidade Federal do Rio Grande

Mestre em Educação e Doutora em Educação Ambiental. Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação e do curso de Pedagogia FURG.

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Published

2020-02-13

How to Cite

Reyes, L. G. T., & Gonçalves, S. da R. V. (2020). Mudanças curriculares no Ensino Médio a partir da Lei n°13.415/2017: percepção de estudantes secundaristas | Curricular changes in High School Education from Law n°13.415/2017: Perception of High School Students. Revista De Educação PUC-Campinas, 25, 1–15. https://doi.org/10.24220/2318-0870v25e2020a4577

Issue

Section

O Ensino Médio no Brasil: quais possíveis rumos?