FEMALE SCHOOLS: IDENTITY, INSTITUTIONAL HISTORY AND GENDER
Keywords:
Education and Gender, Teachers PreparationAbstract
This study focuses the historical questíon about teachers' preparation according to a "mother-figure"
model
Downloads
References
BUTELMAN, Ida. Pensando as Instituições: teorias e práticas em educação. Porto Alegre: ARTMED,1998.
DIETZ, Mary G. O contexto é o que conta: feminismoeteoriasdacidadania.IN: LAMAS, Marta. Cidadania e feminismo. Edição
Especial: feminismo e teoria, identidade pública/privada. SãoPaulo: Melhoramentos, 1999.
DIETZ, MaryG. (b) Cidadania com cara feminista. In: LAMAS, Marta. Cidadania e feminismo. Edição Especial: feminismo e teoria,
identidade pública/privada. São Paulo: Melhoramentos, 1999.
ENRIQUEZ, Eugéne.A organização em análise. Petrópolis: Vozes, 1997.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.
LOURAU. René. A análise institucional. Petrópolis:Vozes, 1995.
MOUFFE, Chantal. Feminismo, cidadania e políticademocráticaradical.ln:LAMAS,Marta. Cidadania e feminismo. Edição Especial:
feminismo e teoria, identidade pública/privada. São Paulo: Melhoramentos, 1999.
REZENDE, Janina Andrade Sobral. A magia do passado. Histórias do Sévigné Centenário 1900- 2000. Porto Alegre: Pallotti, 2000.
RIBEIRO, Marcus Venício Toledo. Os arquivos das escolas. ln: NUNES, Clarice (Org).Guia preliminar de fontes para a História da
Educação Brasileira. Brasília: INEP, 1992.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Teoria Cultural e educação: um vocabulário crítico. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
WERLE, Flávia Obino Corrêa, BÜHLER, Caren, DORNELLES, Rute Vieira. Preservação da memória: impactos do processo de estudara história de um colégio. São Leopoldo, II Congresso Internacional de Educação,3 a 5 de out. 2000. Mimeo.
WERLE, Flávia Obino Corrêa. Escola Complementar como espaço de formação. Véritas, Porto Alegre,v.42, n.2, p.307-316,jun. 1997.
WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (org) Identidade e Diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.