Elaboração de conceitos, processos de significação e funções psicológicas superiores / The development of concepts, meaning-making processes, and higher psychological functions

Authors

  • Glaucia Uliana Pinto Universidade Metodista de Piracicaba

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v22n1a3466

Keywords:

Aprendizagem escolar, Elaboração de conhecimento, Funções psicológicas superiores, Interação verbal

Abstract

Compreendendo a linguagem como constitutiva do desenvolvimento das funções psicológicas superiores pela produção de sentidos, com base nos escritos de Bakhtin e Vigotski, o objetivo do texto é tecer argumentos que reforcem a concepção de que os sujeitos se constituem/desenvolvem nas interações verbais pela apropriação progressiva de significados que eles mesmos produzem, destacando principalmente o papel da instrução escolar nesses processos. Para tal, situações de uma pesquisa de pós-doutoramento são trazidas para o texto pelo trabalho da pesquisadora com um aluno do quinto ano do ensino fundamental que não lê, não escreve e apresenta problemas na articulação da fala. O trabalho foi desenvolvido no contraturno do horário das aulas, em uma escola de período integral. O foco das análises, ancoradas na abordagem microgenética, discute como o aluno, ao se apropriar dos conhecimentos escolares compartilhados com ele pela pesquisadora, elabora conceitos e apropria-se do conhecimento que deve ser oferecido na escola, via instrução escolar, como prática deliberada de ensino do conhecimento sistematizado intermediado pelos conceitos científicos. O trabalho evidenciou que os objetivos pedagógicos do educador, aliados à compreensão de que o aprender está irremediavelmente ligado ao (bom) ensino, mobilizam aprendizagens, destacando como esses processos originam-se nos diálogos produzidos com o aluno pelo compartilhamento de conhecimentos e significados das palavras.

Palavras-chave: Aprendizagem escolar. Elaboração de conhecimento. Funções psicológicas superiores. Interação verbal.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Glaucia Uliana Pinto, Universidade Metodista de Piracicaba

Possui graduação em psicologia pela Universidade Metodista de Piracicaba (1997), mestrado (2004) e doutorado (2010) em educação pela Universidade Metodista de Piracicaba e pós-doutoramento (2015) no Centro Universitário Moura Lacerda. Professora em tempo integral da Universidade Metodista de Piracicaba do curso de pós-graduação em educação (PPGE/UNIMEP) e dos cursos de graduação da mesma Universidade. Tem experiência na área de educação, com ênfase em educação especial, atuando principalmente nos seguintes temas: deficiência mental, brincar, imaginação, elaboração do conhecimento e abordagem histórico-cultural.

References

Bakhtin, M. A cultura popular na idade média e no renascimento: o contexto de François Rabelais. São Paulo: Hucitec, 1987.

Bakhtin, M. Para uma filosofia do ato. Austin: University of Texas, 1993.

Bakhtin, M. Marxismo e filosofia da linguagem. 7. ed. São Paulo: Hucitec, 1995.

Bakhtin, M. Estética da criação verbal. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

Cruz, M.N. Imaginação, conhecimento e linguagem: uma análise de suas relações numa perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano. 2002. 103f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2002.

Cruz, M.N. Desenvolvimento cognitivo em Vygotsky: “entre os ideais da matemática e a harmonia da imaginação”. In: Reunião Anual da Anped, 28., 2005, Caxambu. Anais… Minas Gerais: Caxambu, 2005. p.1-15.

Dainez, D. Constituição humana, deficiência e educação: problematizando o conceito de compensação na perspectiva histórico-cultural. 2014. 125f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade

Estadual de Campinas, Campinas, 2014.

Fontana, R.A.C. A elaboração conceitual: a dinâmica das interlocuções na sala de aula. In: Smolka, A.L.; Góes, M.C.R. (Org.). A linguagem e o outro no espaço escolar: Vygotsky e a construção do conhecimento. Campinas: Papirus, 1996. p.121-151.

Geraldi, J.W. Ancoragens: estudos bakhtinianos. São Carlos: Pedro e João, 2010.

Kassar, M.C.M. O óbvio/silenciado das marcas do humano: comentários sobre os processos educativos escolares, a partir de uma leitura das contribuições de Angel Pino. Cadernos Cedes, v.35, n.especial, p.405-418, 2015.

Pino, A. Semiótica e cognição na perspectiva históricocultural. Temas em Psicologia, v.1, n.2, p.31-40, 1995.

Pino, A. As marcas do humano: as origens da constituição cultural da criança na perspectiva de Lev S. Vigotski. São Paulo: Cortez, 2005.

Smolka, A.L.B. A concepção de linguagem como instrumento: um questionamento sobre as práticas discursivas e a educação formal. Temas em Psicologia, v.2, p.11-21, 1995.

Smolka, A.L.B. Esboço de uma perspectiva teóricometodológica no estudo de processos de construção de conhecimento. In: Smolka, A.L.B.; Goes, M.C.R. (Org.). A significação nos espaços educacionais: interação social e subjetivação. Campinas: Papirus, 1997. p.29-45.

Stella, P.R. Palavra. In: Brait, B. (Org.). Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2005. p.177-190.

Vigotski, L.S. Obras escogidas: problemas de psicología general. Madrid: Aprendizaje Visor, 1982. Tomo II.

Vigotski, L.S. Obras escogidas: problemas del desarrollo de la psique. Madrid: Aprendizaje Visor, 1983. Tomo III.

Vigotski, L.S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

Published

2017-03-15

How to Cite

Pinto, G. U. (2017). Elaboração de conceitos, processos de significação e funções psicológicas superiores / The development of concepts, meaning-making processes, and higher psychological functions. Revista De Educação PUC-Campinas, 22(1), 37–50. https://doi.org/10.24220/2318-0870v22n1a3466