Elaboração de conceitos, processos de significação e funções psicológicas superiores / The development of concepts, meaning-making processes, and higher psychological functions

Autores/as

  • Glaucia Uliana Pinto Universidade Metodista de Piracicaba

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v22n1a3466

Palabras clave:

Aprendizagem escolar, Elaboração de conhecimento, Funções psicológicas superiores, Interação verbal

Resumen

Compreendendo a linguagem como constitutiva do desenvolvimento das funções psicológicas superiores pela produção de sentidos, com base nos escritos de Bakhtin e Vigotski, o objetivo do texto é tecer argumentos que reforcem a concepção de que os sujeitos se constituem/desenvolvem nas interações verbais pela apropriação progressiva de significados que eles mesmos produzem, destacando principalmente o papel da instrução escolar nesses processos. Para tal, situações de uma pesquisa de pós-doutoramento são trazidas para o texto pelo trabalho da pesquisadora com um aluno do quinto ano do ensino fundamental que não lê, não escreve e apresenta problemas na articulação da fala. O trabalho foi desenvolvido no contraturno do horário das aulas, em uma escola de período integral. O foco das análises, ancoradas na abordagem microgenética, discute como o aluno, ao se apropriar dos conhecimentos escolares compartilhados com ele pela pesquisadora, elabora conceitos e apropria-se do conhecimento que deve ser oferecido na escola, via instrução escolar, como prática deliberada de ensino do conhecimento sistematizado intermediado pelos conceitos científicos. O trabalho evidenciou que os objetivos pedagógicos do educador, aliados à compreensão de que o aprender está irremediavelmente ligado ao (bom) ensino, mobilizam aprendizagens, destacando como esses processos originam-se nos diálogos produzidos com o aluno pelo compartilhamento de conhecimentos e significados das palavras.

Palavras-chave: Aprendizagem escolar. Elaboração de conhecimento. Funções psicológicas superiores. Interação verbal.

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Biografía del autor/a

Glaucia Uliana Pinto, Universidade Metodista de Piracicaba

Possui graduação em psicologia pela Universidade Metodista de Piracicaba (1997), mestrado (2004) e doutorado (2010) em educação pela Universidade Metodista de Piracicaba e pós-doutoramento (2015) no Centro Universitário Moura Lacerda. Professora em tempo integral da Universidade Metodista de Piracicaba do curso de pós-graduação em educação (PPGE/UNIMEP) e dos cursos de graduação da mesma Universidade. Tem experiência na área de educação, com ênfase em educação especial, atuando principalmente nos seguintes temas: deficiência mental, brincar, imaginação, elaboração do conhecimento e abordagem histórico-cultural.

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Publicado

2017-03-15

Cómo citar

Pinto, G. U. (2017). Elaboração de conceitos, processos de significação e funções psicológicas superiores / The development of concepts, meaning-making processes, and higher psychological functions. Revista De Educação PUC-Campinas, 22(1), 37–50. https://doi.org/10.24220/2318-0870v22n1a3466