A afetividade na relação professor-aluno: perspectivas de estudantes de Pedagogia

Authors

  • Camélia Santina Murgo Universidade do Oeste Paulista
  • Wagner Aparecido Alves Prefeitura Municipal de Tatuí
  • Marcos Vinicius Francisco Universidade do Oeste Paulista

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v21n2a2920

Keywords:

Afeto, Pedagogia, Sala de aula, Relação professor-aluno

Abstract

Esta pesquisa verificou como os alunos de um curso de graduação em Pedagogia concebem a afetividade em sala aula e avaliam a abordagem da mesma na formação inicial. Participaram 25 estudantes do segundo e terceiro anos de uma instituição particular de uma cidade do interior de São Paulo. O estudo é qualitativo de cunho fenomenológico. Na coleta de dados utilizou-se um questionário composto de perguntas abertas e, para a análise, recorreu-se à Análise de Conteúdo. Ao descreverem a afetividade, os participantes reportaram-se a sentimentos relacionados à afeição e à interação entre as pessoas. Ressaltaram que uma relação afetiva em sala de aula pode ser favorável ou não para que os alunos tenham êxito no processo de ensino e aprendizagem, sobretudo, porque a dimensão afetiva de um professor extrapola a dinâmica das relações interpessoais, ao abarcar, inclusive, seus posicionamentos e ações na práxis-pedagógica. Por fim, destacaram a importância da afetividade na relação educativa desde a formação inicial.

Palavras-chave: Afeto. Pedagogia. Sala de aula. Relação professor-aluno.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Camélia Santina Murgo, Universidade do Oeste Paulista

Camélia Santina Murgo é psicóloga, mestre em Psicologia Escolar e doutora em Psicologia Ciência e Profissão pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Atualmente é docente e coordenadora do Programa de Pós-Graduação do Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista.

Wagner Aparecido Alves, Prefeitura Municipal de Tatuí

Wagner Aparecido Alves é graduado em Pedagogia pelas Faculdades Integradas de Jaú. Atualmente atua como professor da Rede Municipal de Tatuí.

Marcos Vinicius Francisco, Universidade do Oeste Paulista

Marcos Vinicius Francisco é doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Faculdade de Ciências e Tecnologia- Universidade Estadual Paulista. Atualmente se encontra em nível pós-doutoral junto a Universidade do Oeste Paulista, universidade onde atua como docente colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação.

References

Almeida, L.R. A emoção na sala de aula. Campinas: Papirus, 1999.

Bardin, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2000.

Dantas, H. A afetividade e a construção do sujeito na psicogenética de Wallon. In: La Taille, Y.; Oliveira, M.K.; Dantas, H. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992. p.85-100.

Leite, S.A.S. Afetividade nas práticas pedagógicas. Temas em Psicologia, v.20, n.2, p.355-368, 2012.

Leite, S A.S.; Tagliaferro, A.R. A afetividade na sala de aula: um professor inesquecível. Psicologia Escolar e Educacional, v.9, n.2, p.247-260, 2005.

Leite, S.A.S.; Tassoni, E.C.M. A afetividade em sala de aula: as condições de ensino e a mediação do professor. In: Azzi, R.G.; Sadalla, A.M.F.A. (Org.). Psicologia e formação docente: desafios e conversa. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002. p.113-141.

Ribeiro, M.L. Une analyse des représentations sociales de l’affectivité chez des enseignants qui participent au programme de formation en enseignement primaire dans une université publique de l’État de Bahia. 2004. Thèse (PhD) Faculté d’éducation, Université de Sherbrooke, Canadá, 2004.

Ribeiro, M.R.; Jutras, F.; Louis, R. Análise das representações sociais de afetividade na relação educativa. Psicologia da Educação, n.20, p.31-54, 2005.

Sousa, R.L.M.; Lima, J.S. A prática docente e a questão da afetividade na relação professor aluno. Revista Ágora, v.3, n.1, p.6-16, 2008.

Tassoni, E.C.M. Afetividade e produção escrita: a mediação do professor em sala de aula. 2000. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000.

Tassoni, E.C.M.; Leite, S.A.S. Um estudo sobre emoções e sentimentos na aprendizagem escolar. Comunicações, v.18, n.2, p.79-91, 2011.

Tassoni, E.C.M.; Leite, S.A.S. Afetividade no processo de ensino-aprendizagem: as contribuições da teoria walloniana. Educação, v.36, n.2, p.262-271, 2013.

Toro, R. Biodanza. São Paulo: Olavobrás. 2002.

Triviños, A.N.S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Published

2016-09-02

How to Cite

Murgo, C. S., Alves, W. A., & Francisco, M. V. (2016). A afetividade na relação professor-aluno: perspectivas de estudantes de Pedagogia. Revista De Educação PUC-Campinas, 21(2), 211–220. https://doi.org/10.24220/2318-0870v21n2a2920