Cultura profissional e formação docente continuada: um estudo de caso

Authors

  • Rosimar Serena Siqueira Esquinsani Universidade de Passo Fundo
  • Valdocir Antonio Esquinsani Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v20n3a2912

Keywords:

Aprendizagem, Cultura profissional, Ensino público, Formação de professores

Abstract

Considerando a aprendizagem como princípio de cultura profissional docente, discutem-se algumas ações de formação continuada para professores. Para tanto, detalham-se repercussões de eventos voltados para a formação de professores, problematizando a vinculação desses eventos com a cultura profissional inerente à docência. Este trabalho é parte de uma pesquisa documental, com dados coletados em uma rede pública municipal de ensino, no interior do Rio Grande do Sul, ao longo de dezoito anos (1997-2014). Os dados permitem o debate sobre a aprendizagem e a cultura profissional dos professores e levam a concluir que a formação continuada é um princípio de cultura profissional e traz a discussão sobre a aprendizagem do ponto de vista de quem tem a função de ensinar.

Palavras-chave: Aprendizagem. Cultura profissional. Ensino público. Formação de professores.

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Author Biographies

Rosimar Serena Siqueira Esquinsani, Universidade de Passo Fundo

Universidade de Passo Fundo, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Campus I. BR 285, km 171, São José, 99001-970, Passo
Fundo, RS, Brasil. Correspondência para/Correspondence to: R.S.S. ESQUINSANI. E-mail: <rosimaresquinsani@upf.br>.

Valdocir Antonio Esquinsani, Universidade de Passo Fundo

Universidade de Passo Fundo, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Letras, Faculdade de Letras. Campus I. Passo Fundo, RS, Brasil.

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Published

2015-12-16

How to Cite

Esquinsani, R. S. S., & Esquinsani, V. A. (2015). Cultura profissional e formação docente continuada: um estudo de caso. Revista De Educação PUC-Campinas, 20(3), 241–249. https://doi.org/10.24220/2318-0870v20n3a2912

Issue

Section

Thematic Section: Education, Research and Transformations of Pedagogical Practices