Desafios na formação docente

a articulação entre ensino e pesquisa

Autores

  • Ivanilda Higa Universidade Federal do Paraná
  • Odisséa Boaventura de Oliveira Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v0n28a66

Palavras-chave:

Ensino, Formação de professores, Pesquisa

Resumo

Analisa-se o papel formativo desempenhado pela participação dos alunos das licenciaturas em física e ciências biológicas em projetos que buscam articular ensino e pesquisa. Tomam-se como objeto de análise os relatórios escritos no término da participação em dois projetos durante a graduação. Buscaram-se as contribuições apontadas nos textos e, a partir de algumas noções da Análise do Discurso, em especial a de efeitos de sentidos, interpretaram-se as principais manifestações: valorização da coletividade, novas perspectivas e ruptura.

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Biografia do Autor

Ivanilda Higa, Universidade Federal do Paraná

Professora, Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós- Graduação em Educação e Departamento de Teoria e Prática de Ensino. E-mail: ivanilda@ufpr.br

Odisséa Boaventura de Oliveira, Universidade Federal do Paraná

Professora, Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós- Graduação em Educação e Departamento de Teoria e Prática de Ensino.

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Publicado

2010-06-30

Como Citar

Higa, I., & Oliveira, O. B. de. (2010). Desafios na formação docente: a articulação entre ensino e pesquisa. Revista De Educação PUC-Campinas, (28), 9–20. https://doi.org/10.24220/2318-0870v0n28a66

Edição

Seção

Artigos