Motivações de estudantes de pedagogia para a escolha do curso
DOI:
https://doi.org/10.24220/2318-0870v26e2021a5099Palavras-chave:
Aspirações educacionais, Docência, Escolha profissional, Motivação, Profissão.Resumo
A escolha de uma carreira é um passo importante na formação profissional, pois os motivos que sustentam essa decisão afetam o investimento pessoal na aprendizagem e o compromisso com a sua realização. O presente trabalho, oriundo de uma pesquisa de abordagem qualitativa, teve como objetivo conhecer as motivações de estudantes de Licenciatura em Pedagogia para a escolha do curso. Para a produção dos dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com a participação voluntária de seis estudantes do primeiro semestre de uma universidade pública da Bahia, as quais receberam nomes fictícios a fim de terem suas identidades preservadas. As respostas das participantes foram transcritas e analisadas mediante aproximações com a técnica análise de conteúdo. Os resultados corroboraram os achados de outros estudos, demonstrando a importância dos motivos altruístas e intrínsecos para a escolha da docência. Os motivos extrínsecos, entretanto, não parecem ter afetado a decisão das estudantes.
Downloads
Referências
Bardin, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.
Barrera, S. D. Teorias cognitivas da motivação e sua relação com o desempenho escolar. Poíesis Pedagógica, v. 8, n. 2, p. 159-175, 2010.
Bakar, A. R. et al. So you want to be a teacher: what are your reasons? International Education Studies, v. 7, n. 11, p. 155-161, 2014. http://doi.org/10.5539/ies.v7n11p155
Brandão, D. F.; Pardo, M. B. O interesse de estudantes de pedagogia pela docência. Educação e Pesquisa, v. 42, n. 2, p. 313-329, 2016. https://doi.org/10.1590/S1517-9702201606142126
Codo, W.; Gazzotti, A. A. Trabalho e afetividade. In: Codo, W. (coord.). Educação: carinho e trabalho. Burnout, a síndrome da desistência do educador, que pode levar a falência da educação. 3. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 1999. p. 48-59.
Codo, W.; Vasques-Menezes, I. O que é burnout? In: Codo, W. (coord.). Educação: carinho e trabalho. Burnout, a síndrome da desistência do educador, que pode levar à falência da educação. 3. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 1999. p. 237-254.
Deci, E. L.; Ryan, R. M. Self-determination theory: A macrotheory of human motivation, development, and health. Canadian Psychology, v. 49, p. 182-185, 2008. https://doi.org/10.1037/a0012801
Dresel, M. et al. Relations between teachers’ goal orientations, their instructional practices and students’ motivation. Psychology, v. 4, n. 7, p. 572-584, 2013. http://doi.org/10.4236/psych.2013.47083
Fischer, E.; Hänze, M. How do university teachers values and beliefs affect their teaching? Educational Psychology, v. 40, n. 3, p. 296-317, 2020. https://doi.org/10.1080/01443410.2019.1675867
Fray, L.; Gore, J. Why people choose teaching: a scoping review of empirical studies, 2007-2016. Teaching and Teacher Education, v. 75, p. 153-163, 2018. https://doi.org/10.1016/j.tate.2018.06.009
Gatti, B. A. Reconhecimento social e as políticas de carreira docente na educação básica. Cadernos de Pesquisa, v. 42, n. 145, p. 88-111, 2012.
Han, J.; Yin, H. Teacher motivation: definition, research development and implications for teachers. Cogent Education, v. 3, n. 1, p. 1-18, 2016. https://doi.org/10.1080/2331186X.2016.1217819
Huertas, J. A. Motivación querer aprender. 2. ed. España: Editora Aique, 2008.
Jungert, T.; Alm, F.; Thornberg, R. Motives for becoming a teacher and their relations to academic engagement and dropout among student teachers. Journal of Teaching for Education, v. 40, n. 2, p. 173-185, 2014. https://doi.org/10.1080/02607476.2013.869971
Kyriacou, C.; Coulthard, M. Undergraduates’ views of teaching as a career choice. Journal of Education for Teaching, v. 26, n. 2, p. 117-126, 2000. http://dx.doi.org/10.1080/026074700501270
Moya, J. L. M. La profesión docente y la construcción del conocimiento profesional. Rio de la Plata: Editorial Lumen, 2006.
Niemiec, C. P.; Ryan, R. M. Autonomy, competence, and relatedness in the classroom: applying self-determination theory to educational practice. Theory and Research in Education, v. 7, p. 133-144, 2009.
Ostrovski, C. S.; Sousa, C. M.; Raitz, T. R. Expectativas com a carreira docente: escolha e inserção profissional de estudantes de Pedagogia. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 98, n. 248, p. 31-46, 2017. https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.98i248.2555
Retelsdorf, J. et al. Teachers’ goal orientations for teaching: associations with instructional practices, interest in teaching, and burnout. Learning and Instruction, v. 20, n. 1, p. 30-46, 2010. http://doi.org/10.1016/j.learninstruc.2009.01.001
Salgado, J. et al. Efecto de la motivación sobre la profundidad en los procesos de estudio en universitarios de formación en pedagogía. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, v. 15, n. 4, p. 87-105, 2017. https://doi.org/10.15366/reice2017.15.4.005
Schunk, D. H.; Meece, J. L.; Pintrich, P. R. Motivation in education: theory, research and applications. New Jersey: Pearson Education, Inc, 2014.
Schwartz, S. Motivação para aprender: teoria e prática. Petrópolis: Editora Vozes, 2014.
Tardif, M. Saberes docentes e formação profissional. 12. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
Valle, I. R. Carreira do magistério: uma escolha profissional deliberada? Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 87, n. 216, p. 178-187, 2006.