O letramento da criança brasiguaia na escola brasileira de fronteira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v26e2021a4927

Palavras-chave:

Alfabetismo. Alunos brasiguaios. Esferas de letramento. Multilinguismo.

Resumo

O presente artigo tem como tema central o letramento de crianças brasiguaias na fronteira Brasil – Paraguai, nas cidades fronteiriças Ponta Porã (Brasil) e Pedro Juan Caballero (Paraguai). O objetivo é compreender a vivência das crianças brasiguaias em relação às línguas portuguesa, guarani e espanhola nas diferentes esferas de letramento de seu convívio, identificando que língua utilizam para se comunicar de forma oral ou escrita. O estudo desenvolveu-se por meio de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo descritiva. Os participantes foram sete estudantes brasiguaios que moram no Paraguai e estudam no Brasil e um aluno que possui residência nos dois países, todos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental I em uma escola municipal de Ponta Porã (MS). A técnica utilizada para obtenção dos dados foi a entrevista semiestruturada, e os aportes teóricos foram os Novos Estudos do Letramento. Os resultados indicam que as crianças conseguem conviver muito bem em praticamente todas as esferas de letramento com o português, com o espanhol e com o guarani. Elas demonstram desenvoltura e transitam com magnitude entre as diferentes esferas, com funções distintas nessas três línguas. A exceção é o âmbito escolar, o qual se mostra como um grande desafio, porque, nos momentos oficiais do uso da língua, as crianças se restringem ao português, utilizando o guarani e o espanhol apenas informalmente.

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Biografia do Autor

Kalyne Franco Cunha, Universidade Federal da Grande Dourados, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação

Formada em Pedagogia pelas Faculdades Magsul (FAMAG/Ponta Porã-MS - 2014), especializou-se em Educação para a Infância: Educação Infantil e Anos Iniciais (ESAP/UNIVALE - 2014). Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD - 2020), faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil e Infância (GEINFAN) do diretório do CNPq. É professora de Educação Musical na Escola Magsul Júnior de Educação Infantil e ministra aulas no curso de Pedagogia das Faculdades Magsul (FAMAG/ Ponta Porã - MS). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, diversidade, multiculturalidade e música.

Thaise da Silva, Universidade Federal da Grande Dourados, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação

Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados - Mato Grosso do Sul (UFGD) e professora adjunta da área de Currículo e Alfabetização (UFGD). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil e Infância (GEINFAN) do diretório do CNPq. Tem graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS - 2000), especialização em Alfabetização pela Faculdade Porto-Alegrense (FAPA - 2004), mestrado em Educação pela UFRGS (2008) e doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da mesma instituição (2012).

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Publicado

2021-05-19

Como Citar

Cunha, K. F., & Silva, T. da. (2021). O letramento da criança brasiguaia na escola brasileira de fronteira. Revista De Educação PUC-Campinas, 26, 1–18. https://doi.org/10.24220/2318-0870v26e2021a4927