Estudos de intervenção em consciência fonológica e dislexia: revisão sistemática da literatura | Intervention studies in phonological awareness and dyslexia: Systematic literature review

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v25e2020a4921

Palavras-chave:

Aprendizagem de leitura. Consciência fonológica. Dislexia. Pesquisa de intervenção.

Resumo

Diversas pesquisas apontam a importância da relação entre as habilidades de consciência fonológica e a aprendizagem da leitura em sistemas alfabéticos. O presente artigo tem o objetivo de revisar e apresentar os principais resultados de pesquisas brasileiras desenvolvidas entre 2008 e 2018 que investigaram a relação entre o processamento fonológico e a aprendizagem de leitura por meio de intervenções baseadas nas habilidades de consciência fonológica em crianças durante o processo de alfabetização. Para tanto, foi realizado um levantamento de pesquisas no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. A análise dos dados foi constituída por etapas, incluindo apenas os estudos que adotaram programas de intervenção como instrumento de pesquisa em que a amostra correspondia de alguma forma a crianças com dificuldades na aprendizagem em leitura. Cada vez mais estudos têm demonstrado que a aprendizagem da linguagem escrita está relacionada ao desenvolvimento das habilidades de consciência fonológica e que programas de intervenção pedagógica baseados na fonologia têm apontado resultados positivos. Desta forma, infere-se que o baixo desempenho em leitura esteja associado ao desenvolvimento insuficiente das habilidades de consciência fonológica e que uma intervenção pedagógica baseada no estímulo dessas habilidades e no ensino explicito das correspondências entre grafemas e fonemas pode minimizar ou superar as dificuldades de aprendizagem de algumas crianças além de servir de ferramenta para detecção de indicadores precoces de risco para dislexia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Grazielle Franciosi da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina, Departamento de Pedagogia, Programa de Pós-Graduação em Educação.

Doutoranda em Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/FAED/UDESC

Dalva Maria Alves Godoy, Universidade do Estado de Santa Catarina, Departamento de Pedagogia, Programa de Pós-Graduação em Educação

Departamento de Pedagogia. Coordenadora do Prpgrama de pós Graduação em Educação

Referências

Carvalho, L.M.M. Consciência fonológica e sucesso na aprendizagem da leitura e da escrita: melhor prevenir do que remediar. 2010. 320f. Tese (Doutorado em Psicologia da Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.

Carvalho, D.K.S.S. Fonologia e alfabetização: efeitos de um programa de intervenção para recuperação de alunos do 5º ano do ensino fundamental com atrasos na aprendizagem da linguagem escrita. 2012. 134f. Dissertação (Mestrado em Psicologia da Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.

César, A.B.P.C. Programa fonoaudiológico de intervenção multissensorial para sujeitos com dislexia: aplicação e significância clínica. 2018. 274f. Dissertação (Mestrado em Distúrbios da Comunicação Humana) – Universidade Estadual Paulista, Marília, 2018.

Cunningham, A.; Carroll, J. Age and schooling effects on early and phoneme awareness. Journal of Experimental Child Psychology, v.109, n.2, p.248-255, 2011.

Dehaene, S. O cérebro disléxico. In: Dehaene, S. Os neurônios da leitura: como a ciência opera nossa capacidade de ler. Porto Alegre: Penso, 2012. p. 253-279.

Deuschle, V.P.; Cechella, C. O déficit em consciência fonológica e sua relação com a dislexia: diagnóstico e intervenção. Revista Cefac, v.11, n.2, p.194-200, 2009.

Diniz, N.L.B. Metalinguagem e alfabetização: efeitos de uma intervenção para recuperação de alunos com dificuldades na aprendizagem da linguagem escrita. 2008. 261f. Tese (Doutorado em Psicologia) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

Elbro, C.; Petersen, D. Klint. Long-term effects of phoneme awareness and setter sound training: An intervention study with children at risk for dyslexia. Journal Educational Psychology, v.96, n.4, p.660-670, 2004.

Ferraz, E. Efeitos de um programa de remediação fonológica em escolares com dislexia do desenvolvimento: monitoramento da evolução terapêutica com o uso do P300. 2013. 141f. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Universidade de São Paulo, Bauru, 2013.

Freire, T. Ações da fonoaudiologia na escola: programa de estimulação da consciência fonológica em escolares do 1º ano do ensino fundamental. 2018. 114f. Tese (Doutorado em Ciências) – Universidade de São Paulo, Bauru, 2018.

Germano, G.D. Eficácia do programa de remediação fonológica Play on em escolares com dislexia de desenvolvimento. 2008. 165f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual Paulista, Marília, 2008.

Godoy, D.M.A.; Fortunato, N.; Paiano, A. Panorama da última década pesquisas com testes de consciência fonológica. Temas em Psicologia, v.22, n.2, p.313-328, 2014.

Justino, M.I.S.V. Efeitos do reforço escolar numa abordagem fônica em alunos do ensino fundamental com graves defasagens na alfabetização. 2010. 156f. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2010.

Justino, M.I.S.V.; Barrera, S.D. Efeitos de uma intervenção na abordagem fônica em alunos com dificuldades de alfabetização. Psicologia: Reflexão e Crítica, v.28, n.4, p.399-407, 2012.

Maluf, M.R.; Pagnez, K.S.M.M.; Zanella, M.S. Habilidades metalinguísticas e linguagem escrita nas pesquisas brasileiras. Boletim de Psicologia, v.56, n.124, p.67-92, 2006.

Medina, G.B.K. Aperfeiçoamento da leitura em estudantes com dislexia do desenvolvimento com o método fônico associado à estimulação das funções executivas e estratégias metacognitivas. 2018. 231f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2018.

Menezes, R.P. Intervenção psicopedagógica com uma aluna disléxica. 2008. 173f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.

Morais, J. O leitor principiante. In: Morais, J. A arte de ler. São Paulo: Editora Unesp, 1996. p.161-209.

Piasta, S.B.; Wagner, R.K. Learning letter names and sounds: Effects of instruction, letter type, and phonological processing skill. Journal of Experimental Child Psychology, v.105, n.4, p.324-344, 2010.

Pitombo, S.C.P. A consciência fonológica e o ensino das relações letra-som para a compreensão do princípio alfabético: resultados de um programa de intervenção. 2016. 196f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2016.

Rodrigues, P.N. Efeitos da exposição combinada a programas informatizados de ensino de leitura, escrita e consciência fonológica a alunos com dificuldade de aprendizagem. 2017. 95f. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017.

Scliar-Cabral, L. Capacidades metafonológicas e testes de avaliação: implicações sobre o ensino do português. Perspectiva, v.20, n.1, p.147-163, 2002.

Seymour, P.H.K. O desenvolvimento inicial da leitura em ortografias europeias. In: Snowling, M.J.; Hulme, C. (org.). A ciência da leitura. Porto Alegre: Penso, 2013. p.314-333.

Silva, C. Eficácia de um programa de remediação fonológica e leitura em escolares com distúrbio de aprendizagem. 2009. 201f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual Paulista, Marília, 2009.

Silva, C. Programa de intervenção fonológica com escolares de risco para a dislexia: elaboração e intervenção. 2013. 249f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual Paulista, Marília, 2013.

Silva, N.S.M. Elaboração e aplicação de um programa de intervenção de decodificação fonológica em crianças com risco para dificuldade de leitura. 2015. 171f. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Universidade de São Paulo, Bauru, 2015.

Souza, N.T.A. Todos podem aprender: uma intervenção com crianças do 3º ano do Ensino Fundamental com atrasos na aprendizagem da linguagem escrita. 2018. 159f. Dissertação (Mestrado em Educação: Psicologia da Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.

Spinillo, A.G.; Lautert, S.L. Pesquisa-intervenção em psicologia do desenvolvimento cognitivo: princípios metodológicos, contribuição teórica e aplicada. In: Castro, L.R.; Besset, V.L. (org.). Pesquisa-intervenção na infância e juventude. Rio de Janeiro: Editora FAPERJ, 2008. p.294-317.

Sucena, A.; Castro, S.L. Leitura e escrita: modelos de leitura hábil e modelos desenvolvimentais. In: Sucena, A.; Castro, S.L. (org.). Aprender a ler e avaliar a leitura: o TIL: Teste de Idade de Leitura. Coimbra: Almedina, 2010. p.19-38.

Tosim, P.F. Treinamento auditivo-fonológico: uma proposta de intervenção para escolares com dificuldades e aprendizagem. 2009. 198f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual Paulista, Marilia, 2009.

Wagner, R.K.; Torgesen, J.K. The nature of phonological processing and its causal role in the acquisition of reading skills. Psychological Bulletin, v.101, n.2, p.192-212, 1987.

Wang, L.-C. et al. Learnergenerated drawing for phonological and orthographic dyslexic readers. Research in Developmental Disabilities, v.34, n.1, p.228-33, 2013.

Downloads

Publicado

2020-11-12

Como Citar

da Silva, G. F., & Godoy, D. M. A. (2020). Estudos de intervenção em consciência fonológica e dislexia: revisão sistemática da literatura | Intervention studies in phonological awareness and dyslexia: Systematic literature review. Revista De Educação PUC-Campinas, 25, 1–17. https://doi.org/10.24220/2318-0870v25e2020a4921

Edição

Seção

Alfabetização e processo de apropriação da língua materna: políticas, formação de professores e práticas pedagógicas