A experiência de educação rural bilíngüe com índios terena em Aquidauana-MS: um relato preliminar
Palavras-chave:
Alfabetização Indígena, Alfabetização Bilíngüe, Educação Indígena, Educação intercultural, índios Terena - AlfabetizaçãoResumo
O objetivo deste trabalho é contextualizar e apresentar os primeiros resultados obtidos pelo projeto de alfabetização bilíngüe com índios Terena, parte de um Programa de Educação Intercultural implantado pela Prefeitura Municipal de Aquidauana a partir de 1999. O projeto já apresenta impacto positivo na comunidade, com reflexos a serem sentidos nos próximos anos notadamente na redução drástica dos índices de evasão e retenção historicamente registrados, bem como na sensível melhora da auto-estima dos professores e alunos com o conseqüente reflexo no desempenho escolar. A garantia do sucesso em sua continuidade está centrada na manutenção de um programa contínuo de formação de professores em seNiço, bem como numa atenção especial para com a continuidade do processo de transição para a língua portuguesa na segunda série do ensino fundamental.
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