Reflexões pedagógicas sobre o cinema

Autores

  • Andreza Oliveira Berti Universidade Federal do Rio de Janeiro,

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v20n1a2942

Palavras-chave:

Arte cinematográfica, Cinema, Educação, Sala de aula

Resumo

Esse artigo tem como objetivo refletir sobre a potência pedagógica do cinema, com o objetivo de relacionar dois gestos cinematográficos: o ver e o fazer. Com relação ao gesto ver, parte-se do conceito de espectador emancipado de Jacques Rancière como disparador de análises e debates. Na medida em que se realiza a aproximação entre os estudantes e a diversidade de filmografias produzidas ao longo da história do cinema, propicia-se uma interlocução com as escolhas políticas, éticas e estéticas dos cineastas. No processo de fazer filmes, aposta-se nas três operações intelectuais sugeridas pelo professor Alain Bergala – eleger, dispor e atacar –, as quais se atravessam e conversam entre si durante a filmagem. Através de uma revisão de literatura que dialoga tanto com o campo cinematográfico quanto com o campo educacional, buscou-se apresentar experiências audiovisuais que podem ampliar as atividades desenvolvidas com o material cinematográfico em sala de aula.

Palavras-chave: Arte cinematográfica. Cinema. Educação. Sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andreza Oliveira Berti, Universidade Federal do Rio de Janeiro,

Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Av. Pasteur, 250 fundos, Sala 234, 22290-902, Campus da Praia Vermelha, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. E-mail: <andreza@casadaciencia.ufrg.br>.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Centro Cultural de Ciência e Tecnologia - Casa da Ciência, Núcleo de Educação.

Referências

Bergala, A. A hipótese-cinema: pequeno tratado de transmissão do cinema dentro e fora da escola. Rio de Janeiro: UFRJ, 2008.

Cada um com seu cinema. Direção: Theodoros Angelopoulos, et al. Paris: Dreamland Filmes., 2007. 1 DVD (120min), color. Coletânea de curtas-metragens.

Chegada do trem na estação. Produção de Louis Lumière; Auguste Lumière. Lyon: Cineplayers Ltda 1895. (54 s) preto e branco. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=wA3f4ikbEw8>. Acesso em: 11 mar. 2015.

França. Ministère de L’éducation Nationale. Le plan pour les arts et la culture à l’École. Paris: Ministère de L’éducationale Ntionale, 2001. Disponible dans: <http://www.education.gouv.fr/archives/2012/refondonslecole/wp-content/uploads/2012/07/ le_plan_pour_les_arts_et_la_culture.

pdf>. Accès: 10 nov. 2014.

Fresquet, A. Cinema e educação: reflexões e experiências com professores de educação básica, dentro e fora da escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

Larrosa, J. Linguagem e educação depois de Babel. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

Larrosa, J. Experiência e alteridade em educação. Revista Reflexão e Ação, v.19, n.2, p.4-27, 2011.

Leandro, A. Posfácio: uma questão de ponto de vista. Revista Contemporânea de Educação, v.5, n.10, p.80-86, 2010.

Migliorin, C. Deixem essas crianças em paz: o mafuá e o cinema na escola. In: Barbosa, M.C.; Santos, M.A. (Org.). Escritos de alfabetização audiovisual. Porto Alegre: Libretos, 2014a. p.99-107.

Migliorin, C. O cinema, a escola, o estudante e a invenção de mundos. In: Barbosa, M.C.; Santos, M.A. (Org.). Escritos de alfabetização audiovisual. Porto Alegre: Libretos, 2014b. p.155-165.

Minuto Lumière III. Produção de alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Ana Móglia. Bagé: EMEI, 2014 (1min2s). Disponível em: <http://www.inventarcomadiferenca.org/categoria-v%C3%ADdeos/minuto-lumi%C3%A8re>. Acesso em: 11 mar. 2015.

Rancière, J. Mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

Rancière, J. A partilha do sensível: estética e política. 2.ed. São Paulo: Editora 34, 2009.

Rancière, J. O espectador emancipado. Lisboa: Orfeu Negro, 2010.

Saída dos trabalhadores da fábrica. Produção de Louis Lumière; Auguste Lumière. Lyon: Cineplayers Ltda, 1895 (45 s) preto e branco, 1895. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Qj3OfLP9m0c>. Acesso em: 11 mar. 2015.

Downloads

Publicado

2015-05-15

Como Citar

Berti, A. O. (2015). Reflexões pedagógicas sobre o cinema. Revista De Educação PUC-Campinas, 20(1), 41–49. https://doi.org/10.24220/2318-0870v20n1a2942