Reflexões pedagógicas sobre o cinema

Autores/as

  • Andreza Oliveira Berti Universidade Federal do Rio de Janeiro,

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v20n1a2942

Palabras clave:

Arte cinematográfica, Cinema, Educação, Sala de aula

Resumen

Esse artigo tem como objetivo refletir sobre a potência pedagógica do cinema, com o objetivo de relacionar dois gestos cinematográficos: o ver e o fazer. Com relação ao gesto ver, parte-se do conceito de espectador emancipado de Jacques Rancière como disparador de análises e debates. Na medida em que se realiza a aproximação entre os estudantes e a diversidade de filmografias produzidas ao longo da história do cinema, propicia-se uma interlocução com as escolhas políticas, éticas e estéticas dos cineastas. No processo de fazer filmes, aposta-se nas três operações intelectuais sugeridas pelo professor Alain Bergala – eleger, dispor e atacar –, as quais se atravessam e conversam entre si durante a filmagem. Através de uma revisão de literatura que dialoga tanto com o campo cinematográfico quanto com o campo educacional, buscou-se apresentar experiências audiovisuais que podem ampliar as atividades desenvolvidas com o material cinematográfico em sala de aula.

Palavras-chave: Arte cinematográfica. Cinema. Educação. Sala de aula.

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Biografía del autor/a

Andreza Oliveira Berti, Universidade Federal do Rio de Janeiro,

Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Av. Pasteur, 250 fundos, Sala 234, 22290-902, Campus da Praia Vermelha, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. E-mail: <andreza@casadaciencia.ufrg.br>.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Centro Cultural de Ciência e Tecnologia - Casa da Ciência, Núcleo de Educação.

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Publicado

2015-05-15

Cómo citar

Berti, A. O. (2015). Reflexões pedagógicas sobre o cinema. Revista De Educação PUC-Campinas, 20(1), 41–49. https://doi.org/10.24220/2318-0870v20n1a2942