A obra de Pierre Bourdieu em teses e dissertações da pós-graduação brasileira: um mapeamento
Palavras-chave:
Bourdieu, Produção Discente, Campo AcadêmicoResumo
O estudo apresenta resultado de pesquisa realizada no Banco de Teses da Capes, com o objetivo de mapear a utilização da teoria de Pierre Bourdieu na produção de teses e dissertações nos programas de pós-graduação no Brasil, que se referem às pesquisas sobre educação, no período de 1987 a 2004. A fonte de informações se constitui de um conjunto de 177 resumos obtidos a partir dos seguintes descritores: “Bourdieu and educação”; “Bourdieu and escola”; “Bourdieu and professor”. Buscamos identificar tendências no que se refere às Instituições e Programas /Linhas de pesquisa; Graus e Anos de defesa; Orientadores; Temas; Técnica de coleta de dados e Tipos de pesquisa; Referencial teórico e Conceitos. Observamos que a tendência é de aumento dessa produção, com uma utilização cada vez mais acentuada da teoria de Pierre Bourdieu em pesquisas sobre educação, com dispersão de instituições e orientadores.
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Referências
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