A obra de Pierre Bourdieu em teses e dissertações da pós-graduação brasileira: um mapeamento

Autores/as

  • Adriane Knoblauch
  • Marieta Gouvêa de Oliveira Penna

Palabras clave:

Bourdieu, Produção Discente, Campo Acadêmico

Resumen

O estudo apresenta resultado de pesquisa realizada no Banco de Teses da Capes, com o objetivo de mapear a utilização da teoria de Pierre Bourdieu na produção de teses e dissertações nos programas de pós-graduação no Brasil, que se referem às pesquisas sobre educação, no período de 1987 a 2004. A fonte de informações se constitui de um conjunto de 177 resumos obtidos a partir dos seguintes descritores: “Bourdieu and educação”; “Bourdieu and escola”; “Bourdieu and professor”. Buscamos identificar tendências no que se refere às Instituições e Programas /Linhas de pesquisa; Graus e Anos de defesa; Orientadores; Temas; Técnica de coleta de dados e Tipos de pesquisa; Referencial teórico e Conceitos. Observamos que a tendência é de aumento dessa produção, com uma utilização cada vez mais acentuada da teoria de Pierre Bourdieu em pesquisas sobre educação, com dispersão de instituições e orientadores.

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Citas

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Publicado

2007-11-30

Cómo citar

Knoblauch, A., & Penna, M. G. de O. (2007). A obra de Pierre Bourdieu em teses e dissertações da pós-graduação brasileira: um mapeamento. Revista De Educação PUC-Campinas, (23). Recuperado a partir de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/166

Número

Sección

Artículos