Reflexões sobre a produção do conhecimento em face da Inteligência Artificial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a8671

Palavras-chave:

Compromisso ético, ChatGPT, Inteligência Artificial, Produção do conhecimento

Resumo

Os usos das Inteligências Artificiais têm sido cada vez mais debatidos nos ambientes acadêmicos. Este trabalho traça reflexões acerca da produção (e reprodução) do conhecimento em face das interferências das Inteligências Artificiais no contexto acadêmico. A partir de um olhar multirreferencial e permeado por uma reflexão de caráter mais ensaística, este texto se ampara
em autores de diferentes áreas, como linguagens e tecnologias, para discutir acerca de autoria, originalidade, compromisso ético na construção textual e papel dos
professores no processo de ensino e aprendizagem diante desse recurso. Para as autoras, as Inteligências

Artificiais são um recurso que precisará ser trazido para reflexão em sala de aula, gerando mudanças nos processos de orientação, produção e acompanhamento de trabalhos acadêmicos.

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Biografia do Autor

Ilane Ferreira Cavalcante, Instituto Federal de Educação

Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Natal- Zona Leste

Elizama das Chagas Lemos, Instituto Federal de Educação

Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Natal- Zona Leste

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Publicado

2023-12-12

Como Citar

Ferreira Cavalcante, I., & Lemos, E. das C. (2023). Reflexões sobre a produção do conhecimento em face da Inteligência Artificial. Revista De Educação PUC-Campinas, 28. https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a8671

Edição

Seção

Artigos