Uma abordagem antropológica sobre o currículo como espaço multicultural e etnicamente construído na diversidade brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a8001

Palavras-chave:

Educação formal, Diferença étnica, Etnicidade, Relativismo cultural

Resumo

Este artigo considera o currículo uma construção sóciohistórica em relação contínua de entidades, instituições, ideologias, culturas e etnias que molda o status quo social nas diferentes épocas. Objetiva dizer sobre a importância da antropologia social na composição e na efetivação do currículo da educação formal, exemplificando com as categorias de cultura e etnia. A metodologia utilizada é a bibliográfica em que se utilizaram teorias e postulados acadêmicos, tanto da referida disciplina como da pedagogia e da História. A sua realização é justificada a partir da importância do currículo no contexto da educação formal e motivada pela experiência docente deste autor na alfabetização indígena e na antropologia social em cursos de graduação nos últimos vinte anos no Brasil multicultural interpretado polissemicamente. Os resultados são em gerúndio contínuo, observados e testemunhados numa quase constatação de que a transversalidade de interpretações e de teorizações das diferentes áreas epistemológicas é importante na elaboração e na efetivação do currículo em sintonia com as diferenças sociais, culturais, ideológicas e étnicas que compõem a sociedade brasileira.

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Publicado

2023-12-20

Como Citar

Santiago da Cruz, J. D. (2023). Uma abordagem antropológica sobre o currículo como espaço multicultural e etnicamente construído na diversidade brasileira. Revista De Educação PUC-Campinas, 28. https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a8001

Edição

Seção

Artigos