A construção de brinquedos em aulas de Educação Física escolar

uma experiência pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a7204

Palavras-chave:

Atividades de lazer, Brincadeiras, Educação física, Jogos, Vivência pedagógica

Resumo

O objetivo desta pesquisa é analisar uma experiência pedagógica realizada com estudantes do Ensino Fundamental (séries iniciais) por meio de duas oficinasaulas durante o período de setembro e outubro de 2015, no sentido da educação para o lazer e numa perspectiva cultural. Quando os sujeitos são incentivados a consumir produtos tecnológicos, como jogos e brinquedos, nem sempre têm a oportunidade de refletir sobre os modos de sua utilização, o que acaba por impedir a criação de formas diferentes de brincar, assim como, de novos brinquedos. Nesta pesquisa, desenvolveu-se uma investigação bibliográfica e de campo, do tipo participante e de natureza qualitativa. Os dados foram registrados em diário de campo e foi feita uma análise interpretativa com o intuito de identificar os significados do brincar para os participantes da pesquisa. Os resultados demonstraram que os estudantes gostaram de brincar com os brinquedos que eles construíram a partir de materiais recicláveis pelo fato de eles mesmos terem montado esses brinquedos e pela possibilidade de realizar diferentes brincadeiras com os objetos construídos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Arte Arteira. Brinquedos, brinquedeiros, brincadeiras. São Paulo: Comunicação e Editora, 1992.

Benjamin, W. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo: Editora 34, 2002.

Bruyne, P.; Herman, J.; Schoutheete, M. Dinâmica da pesquisa em ciências sociais: os pólos da prática metodológica. 5. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1991.

Daolio, J. Cultura: educação física e futebol. Campinas: Unicamp, 1997.

Daolio, J. Da cultura do corpo. 2. ed. São Paulo: Papirus,1994.

Erazo López, H. A. La configuración del ser maestro: sentires, percepciones y procederes en elcontexto educativo-escolar. Actualidades Pedagógicas, v. 1, n. 72, p. 147-164, 2018. Doi: https://doi.org/10.19052/ap.5225

Fernandes Mohn, R. F.; Barros de Almeida, R.; Pereira de Souza, R. Jugar y el juego en la educación infantil: construcción de conocimiento de la realidad y la interacción social. Actualidades Pedagógicas, v. 1, n. 73, p. 31-50, 2019. Doi: https://doi.org/10.19052/ap.vol1.iss71.13

Ferrés, J. P. Educar en una cultura del espectáculo. Buenos Aires: Paidós, 2000.

Galindo, V. A. Lazer e cultura: construção de brinquedos nas aulas de Educação Física. 2016. 148 f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Movimento Humano) – Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, 2016.

Huizinga, J. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. 6. ed. São Paulo: Perspectiva, 2010.

Kishimoto, T. M. Jogo, Brinquedo, Brincadeira e Educação. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

Kishimoto, T. M. Jogos Infantis: o jogo, a criança e a educação. 10. ed. São Paulo: Vozes, 1993.

Lopes da Silva, C. Mediação de sentidos: aulas compartilhadas no Brasil e em Portugal junto a estudantes de Educação Física. 2008.167f. Tese (Doutorado em Educação Física) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008. Machado, M. M. O brinquedo-sucata e a criança. 5. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2003.

Marcellino, N. C. Estudos do lazer: uma introdução. 3. ed. São Paulo: Autores Associados, 2002.

Marcellino, N. C. Lazer e Educação. 12. ed. São Paulo: Papirus, 2007.

Marcellino, N. C. Pedagogia da animação. 10. ed. São Paulo: Papirus, 2012.

Meirelles, R. Giramundo e outros brinquedos e brincadeiras dos meninos do Brasil. 3. ed. São Paulo: Terceiro nome, 2007.

Mello, M. A.; Campos, D. A. As Linguagens corporais e suas implicações nas práticas pedagógicas: brinquedos, brincadeiras, jogos, tecnologias, consumo e modismos. São Carlos: EdUFSCar, 2010.

Minayo, M. C. S. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Ciência e Saúde Coletiva, v. 17, n. 3, p. 621-626, 2012. Doi: http://doi.org/10.1590/S1413-81232012000300007

Minayo, M. C. S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21. ed. São Paulo: Vozes, 1994.

Rodrigues Júnior, J. C.; Lopes da Silva, C. A significação nas aulas de Educação Física: encontro e confronto dos diferentes “subúrbios” de conhecimento. Pro-Posições, v. 19, n. 1, p. 159-172, 2008. Doi: https://doi.org/10.1590/S0103-73072008000100017

Schwartz, G. M. O imaginário criativo em jogo. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 12, n. 1-3, p. 318-319, 1992.

Downloads

Publicado

2023-07-20

Como Citar

Galindo, V. A., Martins, I. C. ., & Silva, C. L. da. (2023). A construção de brinquedos em aulas de Educação Física escolar: uma experiência pedagógica. Revista De Educação PUC-Campinas, 28. https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a7204

Edição

Seção

Artigos