O escolar da pré-escola: contribuição à sua trajetória histórica
Resumo
A conceituação de pré-escolar inclui inúmeras representações, dependendo do objetivo com que é tomada. Tecnicamente, trata-se da criança que se encontra na faixa etária de 2 a 7 anos, inclusive (Marcondes, 1974:61), ou um dos 3 aos 6 anos (Vaughan e cols., 1983:22) e que freqüenta a pré-escola. Sobre esse período de vida debruçam-se diversas ciências, como a biologia e a psicologia, que têm demonstrado sua importância para toda a formação da criança, pois é nos primeiros anos de vida que praticamente forma-se o potencial motor, psicológico e social da criança. Essa noção da importância da infância ligada à escola, como instituição social, é relativamente recente e surgiu com a evolução do capitalismo.
Downloads
Referências
ALMEIDA, M. M. T. de. Estados e classes traha lhadoras no Brasil. São Paulo, Tese de doutora mento - USP 1979.
ARIES, P. História social da criança e da família. 2. ed., Rio de Janeiro: Zahar, 1981.
CAMPANHOLI, A. e CAMPANITOLI, H. L. Constituições do Brasil. 1O. ed.,São Paulo: AtlasS.A., 1989.
CAMPOS, M. M. M. Assistência ao pré-escolar: uma abordagem crítica. Cadernos de Pesquisa da Fundação Carlos Chagas, 28: 53 - 61, março 1979.
COVRE, M. de L. M. A formação e a ideo!ogio do administrador de empresas. 2. cd., Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1982.
DECCA, E. O silêncio dos vencidos. São Paulo: BrasiIiense, 1983.
DIAGNÓSTICO DA PRÉ-ESCOLA NO ESTADO DE SÃO PAULO - 1988. Fundação para o de .1·envolvimento da Educação, 1990.
FAUSTO, B. Trabalho urbano e conllito social, Estudos CEBRAP, 1974.
FERNADES, F. Nova República?, 3. ed., Rio de Janeiro: Zahar, 1986.
GERMANO, J. W. Estado militar e educação no Brasil: 1964/1985 - um estudo sobre a política educacional. Tese de doutoramento, Faculdade de Educação - UNICJMP - Campinas - SP, 1990.
GIÉDISE (Grupo informal de estudos e discussões sobre saúde escolar de São Paulo) In: Revista Brasileira Saúde Escolar, 1 (2): 31, abr., 1990.
IANNI, O. A ditadura do grande capital. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1981.
KRAMER, S. A política do pré-escolar no Brasil - a arte do disfarce, 3. ed., Rio de Janeiro: 1987.
KRAMER, S. A pré-escola como direito social Idéias - Fundação para o desenvolvimento da Educação, (1): 13 - 16, 1988.
KRAMER, S. O desafio da formação infantil e o desafio da construção de cidadania - ponto de vista de uma brasileira. Anais do primeiro con gresso de educação pré-escolar dos países do Cone Sul. Santa Maria - RS, 1988.
KRAMER, S. O papel da pré-escola Cadernos de Pesquisa, 58: 77-81, agosto, 1985.
KRAMER, S.; SOUZA, S. J. e Avanços, retrocessos e impasses da política de educação pré-escolar no Brasil, Educação e Sociedade, 28: 12-31, dez., 1987.
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL - LDB - texto aprovado na Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Câmara dos Deputados, com comentários de SAVIANE, e cols., São Paulo, Cortes/ANDE, 1990.
LIMA, G. Z. de. Saúde escolar e educação. São Paulo: Cortes, 1985.
MANTEGA, G. Pactos sociais e hegemonia na Nova República, ln: SANDRONI, P. (Org) Consti tuinte, economia e política na Nova República, São Paulo, Cortcs/Educ., 1986.
MARCONDES, E.(Coord.). Pediatria básica. 4. ed. São Paulo: Sarvie, 1974 (vol. I).
MARTINS, A. M.; ALVES, M. L. A municipalização do ensino no Estado de São Paulo: o De creto 30.375/89 e suas implicações para a escola pública, ANDE (Rev. da Assoe. Nac. de Edu cação), 9 (16): 26 - 29, 1990.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA - Departamento de Ensino Fundamental, Coorde nação de Educação Pré-Escolar, Diagnóstico preliminar da educação pré-escolar no Brasil, Brasília, DF, 1975.
OLIVEIRA, Z. de M. R. de A creche no Brasil: mapeamento de uma trajetória. Revista da Faculdade de Educação - USP, São Paulo, 14 (1): 43-52, Jan./Jun., 1988.
PAOLI, M. C. Movimentos soc1a1s, cidadania, espaço público: perspectivas brasileiras para os anos 90. Revista Crítica de Ciências Sociais, 33: 115-133, outubro, 1991.
PAOLI, M. C. Os trabalhadores urbanos na fala dos outros, ln: LOPES, J. S. L. (Coord) Cultura e identidade operária: aspectos da cultura da classe trabalhadora. Rio de Janeiro: Ed. Marco Zero, 1987.
PINHEIRO, P. S. Política e trabalho no Brasil. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975.
PINO, A. A questão do menor e o significado da infância na sociedade burguesa, Educação e So ciedade, 28: 32-50, dez., 1987.
ROSEMBERG, F. et ai. Creches e Pré-Escola. São Paulo, Nobel: Conselho Estadual da Condição Feminina, 1985.
SANTOS, W. G. Cidadania e Justiça: a política social na ordem brasileira. Rio de Janeiro: Cam pos, 1987.
SÃO PAULO Estado, Constituição do Estado de São Paulo, Imprensa Oficial do Estado S. A., IMESP, São Paulo, 1989.
SCHEIBE, L. et ai. Educação compensatória ou compensação educativa. ln: MELLO, G. N. de. Escola Nova, tecnicismo e educação compensatória. São Paulo, ed. Loyola, 1984.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO SP, Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas, 2. cd., São Paulo, 1984.
SINGER, P. Intelectuais de esquerda no Brasil: a experiência do poder, ln: SOLA, L. (org.) O Estado da transição: política e economia na Nova República, São Paulo, Vértice, 1988.
UBEDA, EM. L. A educação para a saúde na escola: um estudo de algumas práticas de saúde desenvolvidas na pré-escola. Dissertação de Mestrado, Escola de Enfermagem - USP, Ribeirão Preto, 1986.
VAUGHAN, V. C. et ai. Nelson: Tratado de Pedia tria, 11. ed., Rio de Janeiro: lnteramcricana, 1983.
VIEIRA, E. A. Estado e miséria social no Brasil: de Getúlio a Geisel - 1951 a 1978. 2. cd., São Paulo: Cortez Editora, 1985.