Racismo e Educação Escolar: reflexões sobre o lugar do aluno negro / Racism and Schooling: Reflections on the place attributed to Afro-Brazilian students

Autores

  • Sandra Cordeiro de Melo Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Mônica Pereira dos Santos Universidade Federal do Rio de Janeiro,
  • Celia Regina Nonato da Silva Loureiro Colégio Pedro II
  • Atila Calvente Colégio Pedro II

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v22n1a3523

Palavras-chave:

Aluno negro, Pesquisa-ação, Racismo

Resumo

Este artigo é parte de uma pesquisa desenvolvida em uma escola municipal do Rio de Janeiro, pertencente à Segunda Coordenadoria Regional de Educação, entre os anos de 2012 e 2015. Objetiva analisar e discutir, omnileticamente, de que formas o racismo e os mecanismos de invisibilidade imputados ao aluno negro colocam-no em um lugar de exclusão nas escolas públicas brasileiras. O argumento central deste estudo é o de que tais dispositivos, cotidianamente exercidos na escola tanto de forma sutil como explícita, engendram nos alunos negros uma percepção negativa, desvalorizada de si, fazendo com que a própria criança, ao internalizar esses valores por meio do modo como é tratada, acabe introjetando a ideia do lugar de exclusão como sendo seu espaço natural. Baseia-se na abordagem de Pesquisa-Ação e na perspectiva Omnilética de análise. Analisa e discute dois eventos retirados do cotidiano da sala de aula, com base em estudos e pesquisas sobre o assunto. Conclui que, nas escolas, apesar de serem maioria, os alunos negros trazem consigo uma “herança” de racismo e invisibilidade, e que tal herança se manifesta na prática como ações efetivas de exclusão.

Palavras-chave: Aluno negro. Pesquisa-ação. Racismo.

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Biografia do Autor

Sandra Cordeiro de Melo, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Petrópolis (1998), Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010), É Pós-Doutoranda em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É Professora Adjunta do Departamento de Fundamentos da Educação, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atuou como Assessora Pedagógica da Escola de Contas e Gestão do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro durante os anos de 2010-2011. É membro participante do LaPEADE - Laboratório de Pesquisas, Estudos e Apoio à Participação e à Diversidade em Educação - UFRJ e do NETEDU - Núcleo de Etnografia em Educação - UERJ. Atualmente desenvolve pesquisas sobre Inclusão na Administração pública..

Mônica Pereira dos Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro,

Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação. Av. Pasteur, 250, Fundos, 2º andar, 22290-240, Campus Praia Vermelha, Rio de Janeiro,
RJ, Brasil.

Celia Regina Nonato da Silva Loureiro, Colégio Pedro II

Colégio Pedro II, Serviço de Orientação Educacional. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Atila Calvente, Colégio Pedro II

Colégio Pedro II, Serviço de Orientação Educacional. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

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Publicado

2017-03-15

Como Citar

de Melo, S. C., dos Santos, M. P., Loureiro, C. R. N. da S., & Calvente, A. (2017). Racismo e Educação Escolar: reflexões sobre o lugar do aluno negro / Racism and Schooling: Reflections on the place attributed to Afro-Brazilian students. Revista De Educação PUC-Campinas, 22(1), 93–107. https://doi.org/10.24220/2318-0870v22n1a3523