Ensino universitário em nível de excelência, limites e possibilidades em duas áreas de conhecimento: ciências humanas e ciências sociais aplicadas

Autores

  • Newton Cesar Balzan

Palavras-chave:

Visão Local e Global, Formação de Professores, Ensino Superior, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Capacitação Permanente

Resumo

O presente trabalho resulta de um estudo realizado junto às áreas de Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas. É parte de um projeto de pesquisa mais amplo, desenvolvido ao longo do período 1998-2003, intitulado A questão da qualidade do ensino superior numa sociedade em processo de mudança acelerada – revisão crítica, propostas para seu desenvolvimento. Tendo como referência obrigatória o contexto sócio-cultural contemporâneo do qual as referidas áreas do conhecimento são partes integrantes, seu objetivo principal é a investigação sobre a qualidade do ensino nas mesmas áreas. O estudo teve como sujeitos, profissionais de renome nacional e internacional nas duas áreas, além de docentes e estudantes dos cursos oferecidos por uma Instituição Particular de Ensino Superior situada no interior do Estado de São Paulo nas duas áreas acima citadas. Recorreu-se a entrevistas realizadas durante 2002 junto a 20 profissionais de renome, assim como a questionários aplicados junto a docentes e estudantes da Universidade em fins de 2000, abril e setembro de 2003. Os resultados indicam que as apreciações de estudantes, docentes e profissionais de renome apresentam poucas divergências, registrando-se principalmente complementações.

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Referências

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Publicado

2003-11-30

Como Citar

Balzan, N. C. (2003). Ensino universitário em nível de excelência, limites e possibilidades em duas áreas de conhecimento: ciências humanas e ciências sociais aplicadas. Revista De Educação PUC-Campinas, (15). Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/295

Edição

Seção

Artigos