Produção de sentido para a linguagem escrita e formação da atitude leitora/ autora

Autores

  • Andreia Maria Cavaminami Lugle Universidade Estadual de Londrina
  • Suely Amaral Mello Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v20n3a2901

Palavras-chave:

Cultura escrita, Produção de sentidos, Teoria histórico-cultural

Resumo

O artigo discute o sentido que as crianças atribuem à linguagem escrita na escola. Nessa perspectiva, fundamentamo-nos na teoria da atividade de Alexis Leontiev, que defende a necessidade de um sentido para a atividade de escrita coincidente com a função social da escrita como condição para a efetiva apropriação dessa linguagem. As referências orais dos professores da Educação Infantil, a observação e as entrevistas com alunos dos anos iniciais foram utilizadas como procedimentos neste artigo. Refletimos sobre vivências que podem promover condições adequadas à formação da atitude leitora e autora nas crianças e apontamos para uma necessária separação entre o trabalho com a cultura escrita na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, como dois movimentos distintos, ainda que complementares: a inserção das crianças pequenas nas formas mais elaboradas da cultura escrita na Educação Infantil e a apropriação da técnica pelas crianças do Ensino Fundamental.

Palavras chave: Cultura escrita. Produção de sentidos. Teoria histórico-cultural.

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Biografia do Autor

Andreia Maria Cavaminami Lugle, Universidade Estadual de Londrina

Graduada em Pedagogia pela Unifil- Centro Universitário Filadélfia (2000), mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (2006) e doutoranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília. Docente do Departamento de Educação na Universidade Estadual de Londrina. Integrante do grupo de pesquisa "Implicações Pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural"da Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP, Marília.

Suely Amaral Mello, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Possui graduação em Letras Modernas pela Universidade Estadual Paulista (1975), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1981) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1996). Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista /Unesp-Campus de Marília. Vice-líder do grupo de pesquisa "Implicações Pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural" e coordenadora do Grupo de Estudos em Educação Infantil da Faculdade de Filosofia e Ciências, Unesp, Marília.

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Publicado

2015-12-16

Como Citar

Lugle, A. M. C., & Mello, S. A. (2015). Produção de sentido para a linguagem escrita e formação da atitude leitora/ autora. Revista De Educação PUC-Campinas, 20(3), 187–199. https://doi.org/10.24220/2318-0870v20n3a2901

Edição

Seção

Seção Temática: Educação, Pesquisa e Transformações das Práticas Pedagógicas