Educação física escolar, esportes e normalização: o dispositivo de gênero e a regulação de experiências corporais

Autores

  • Vagner Matias do Prado Universidade do Oeste Paulista
  • Arilda Ines Miranda Ribeiro Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v19n3a2854

Palavras-chave:

Educação física escolar, Gênero, Homossexualidades, Narrativas

Resumo

As práticas da educação física escolar podem contribuir para a marcação social de diferenças baseadas no gênero e na sexualidade e hierarquizar os sujeitos a partir da atribuição de critérios como macho/fêmea, masculino/feminino e heterossexual/homossexual. Com o aporte dos estudos de inclinação pós-estruturalista e teoria queer problematizamos como as normas de gênero regulam suas intervenções pedagógicas a partir da implementação dos conteúdos esportivos. Por meio de entrevistas semiestruturadas, geramos narrativas sobre experiências de homossexuais quando cursaram aulas de educação física na educação básica. Os resultados permitem inferir que os esportes são comumente inseridos nas aulas dentro de um modelo de rendimento, competitividade e exclusão baseados na ótica do gênero. Essa inserção carrega valores de inferiorização do considerado como feminino e estigmatização de homens que não performatizam o ideal de masculinidade e virilidade preconizado por algumas práticas esportivas.

Palavras-chave: Educação física escolar. Gênero. Homossexualidades. Narrativas.

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Biografia do Autor

Vagner Matias do Prado, Universidade do Oeste Paulista

Professor Doutor, Universidade do Oeste Paulista, Programa de Pós-Graduação em Educação. Rod. Raposo Tavares, Km 572, Limoeiro, 19067-175,Presidente Prudente, SP, Brasil. Correspondência para/Correspondence to: V.M. PRADO. E-mail: <vmp_ef@yahoo.com.br>.

Arilda Ines Miranda Ribeiro, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Professora Doutora, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia. R. Roberto Simonsen, 305, Jd. das Rosas, 19060-900, Presidente Prudente, SP, Brasil.

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Publicado

2015-04-27

Como Citar

Prado, V. M. do, & Ribeiro, A. I. M. (2015). Educação física escolar, esportes e normalização: o dispositivo de gênero e a regulação de experiências corporais. Revista De Educação PUC-Campinas, 19(3), 205–214. https://doi.org/10.24220/2318-0870v19n3a2854

Edição

Seção

Seção Temática: Gênero e Diversidade na Educação