O coordenador pedagógico e a formação contínua do docente na escola

algumas perspectivas

Autores

  • Isaneide Domingues Universidade Cidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v18n2a2027

Palavras-chave:

Coordenação pedagógica., Formação do professor, Políticas públicas

Resumo

O artigo aborda o tema do coordenador pedagógico e a sua relação com a formação contínua do docente na escola. Tendo como indicador metodológico a pesquisa qualitativa, a investigação procurou captar a percepção dos coordenadores sobre o trabalho de formação docente desenvolvido nas escolas da Rede Municipal de Ensino de São Paulo. O texto registra um discurso que atribui uma fundamental importância ao coordenador pedagógico na formação desenvolvida na escola e apresenta aspectos intervenientes nesse processo. A formação é assumida como uma prática introdeterminada, influenciada pela cultura escolar e pelas proposições das políticas públicas de formação contínua. Como considerações finais, o artigo ressalta a importância dos coordenadores pedagógicos envolverem os professores no processo formativo, assentados na concepção de protagonismo desses profissionais, frente à inexorável mediação das políticas públicas de formação docente.

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Biografia do Autor

Isaneide Domingues, Universidade Cidade de São Paulo

Professora Doutora, Universidade Cidade de São Paulo, Curso de Gestão Escolar. R. Cesário Galeno, 475, Tatuapé, 03071-000, São Paulo, SP, Brasil. E-mail: <isandomin@gmail.com>.

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Publicado

2013-09-11

Como Citar

Domingues, I. (2013). O coordenador pedagógico e a formação contínua do docente na escola: algumas perspectivas. Revista De Educação PUC-Campinas, 18(2), 181–189. https://doi.org/10.24220/2318-0870v18n2a2027

Edição

Seção

Artigos