Ética e educação

a questão ambiental

Autores

  • Sônia Maria Marchiorato Carneiro

Palavras-chave:

 Formação de Educadores, Ética da Responsabilidade, Questões Socioambientais

Resumo

Com o objetivo de subsidiar programas formadores de educadores, o artigo trata do sentido ético das questões socioambientais, no processo educativo amplo, aportando uma sistematização didática de alguns conceitos epistêmicos e princípios éticos fundamentais, sob a concepção de uma Ética da Responsabilidade e, ainda, referindo-se ao conteúdo e à congruência da Política Nacional de Educação Ambiental como instrumento legal ao avanço desejável da formação profissional de educadores, na linha da atual urgência de uma cidadania eticamente efetiva.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGUIAR, R.A.R. Direito do meio ambiente e participação popular. Brasília: Ministério do Meio Ambiente e da Amazônia Legal; Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis-IBAMA, 1994.

BARBOSA, S.R.C.S. Ambiente, qualidade de vida e cidade. Algumas reflexões sobre regiões urbanas e industriais. In: HOGAN, Daniel J.; VIEIRA, P.F. (Org.). Dilemas socioambientais e desenvolvimento sustentável. Campinas: UNICAMP, 1992. p.193-210.

(Coleção Momento).

BECKER, B.K. A Amazônia pós Eco-92: por um desenvolvimento regional responsável. In: BURSZTYN, M. (Org.). Para pensar o desenvolvimento sustentável. São Paulo: Brasiliense, 1993. p.129-143.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. A implantação da educação ambiental no Brasil. Brasília: MEC, 1998.

BRASIL. Lei nQ.9.795 de 27 de abril de 1999, Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial da Republica Federativa do Brasil, Brasília, n.79, 28 abr. 1999.

BRASIL. Decreto ng.4281 de 25 de junho de 2002. Regulamente a Lei 9795 de 27 de abril de 1999 (...). Diário Oficial da República

Federativa do Brasil, Brasília, n.121 , 26 jun. 2002.

BRASIL século XXI : os caminhos da sustentabilidade cinco anos depois da Rio- 92.Rio de Janeiro: Fórum Brasileiro de ONGs

e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, 1997.

CAPRA, F. As conexões ocultas. Tradução de: Marcelo B.C. São Paulo: Cultrix, 2002.

CAPRA, F. Alfabetização ecológica: o desafio para a educação do século 21. In: TRIGUEIRO, André. (coord.). Meio ambiente no século 21 . Rio de Janeiro: Sextante, 2003. p.18-33.

CARNEIRO, SM.M. A dimensão ambiental da educação escolar de 19. - 4ê. séries do ensino fundamental na rede escolar pública

da cidade de Paranaguá. Curitiba, 1999. 320f . Tese (Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento) - Curso de Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento, Universidade Federal do Paraná, Paraná, 1999.

CARTA da Terra, 2000. Disponível em: Acesso em: 27 fev. 2007.

CARVALHO, 1.C.M. Educação ambiental crítica: nomes e endereçamentos da educação. In: LAYRARGUES, Philippe. P. (coord.). Identidades da educação ambiental brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004a. p.13-24.

CARVALHO, 1.C.M. Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2004b.

COSTANZA, R. Economia ecológica: uma agenda de pesquisa. In: MAY, P.H.; MOTTA, R.S. (Orgs.). Valorando a natureza: análise

econômica para o desenvolvimento sustentável. Rio de Janeiro: Editora Campus Ltda., 1994. P.111-144.

DECLARAÇÃO do Rio sobre meio ambiente e desenvolvimento. [Trad. de Rio Declaration, United Nations Conference on Environment and Development]. Rio de Janeiro, 3-14 de junho de 1992.

DECLARATION of Thessaloniki, 1997. Disponível em:

TOPIC&URL SECTION=201.html>.Acesso em: 20 fev. 2007.

DEMO, P. Participação é conquista: noções de política social participativa. 2.ed. São Paulo: Cortez, 1993

DIAS, G.F. Educação ambiental: princípios e práticas. São Paulo: Gaia, 1993.

DIEGUES, A.C.S.A. O mito moderno da natureza intocada. 2. ed. São Paulo: HUCITEC, 1 998

DIESEL, V. Educação Ambiental: um tema démodé? Ciência e Ambiente, Ijuí, v. 1, n.1, p.35-52, jan./jun. 1991 .

EL INFORME de la Haya. Desarrollo sustenible: del concepto a la acción. La Ha)'a: Ministério de Cooperación para el Desarrollo;

MinistérIo de Ralaciones Exteriores, Países Bajos; New York: Programa de las Naciones Unidas para el Desarrollo; Conches, Suiza: Conferencia de las Naciones Unidas sobre el Meio Ambiente y el Desarrollo, 1992.

FLORIANI, D.; KNECHTEL, M.R. Educação Ambiental: epistemologia e metodologias. Curitiba: Vicentina, 2003.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1 997.

GABEIRA, Fernando. Greenpeace: verde guerrilha da paz. São Paulo: Clube do Livro, 1988.

GADOTTI, M. Pedagogia da Terra. 2. ed. São Paulo: Peirópolis, 2000. (Série Brasil Cidadão).

GOLDEMBERG, J. O caminho até Joanesburgo. In:TRIGUEIRO, André (coord.) Meio ambiente no século XXI. Rio de Janeiro: Sextante, 2003. p.171 -181 .

HECK, J.M. Moralidade e ética discursiva em J. Habermas. Síntese Nova Forma, Belo Horizonte, v. 21, n.66, 1994, p. 353-366.

IPCC Fourth Assessment Report. Disponível em :

Acesso em: 20 fev. 2007.

JIMENEZ HERRERO, L. Medio ambiente y desarrollo alternativo: gestión racional de los recursos para una sociedad perdurable.

Matrid: lepala Editorial, 1989.

JONAS, H. El principio de responsabilidad: ensayo de uma ética para la civilización tecnológica. Tradução de: Javier M. Fernández

Retenaga. Barcelona: Herder, 1995. [OriginaÉ: Das PrinzipVerantwortung. Frankfurt am Main: Insel Verlag, 1979].

LEFF, E. Sociologia y ambiente: sobre el concepto de racionalidad ambiental y las transformaciones del conocimiento. In-. VIEIRA, Paulo F.; MAIMON, D. (Orgs.). As ciências sociais e a questão ambiental: rumo à interdisciplinaridade. Rio de Janeiro: Associação de Pesquisa e Ensino em Ecologia e Desenvolvimento-APED; Belém: Universidade Federal do Pará, 1993. p.95-130.

LEFF, E, Epistemologia Ambiental. Tradução de: Sandra Valenzuela. Revisão técnica de: Paulo F, Vieira. São Paulo: Cortez Editora,

a.

LEFF, E. Educação Ambiental e desenvolvimento sustentável. 1 n 1 REIGOTA, Marcos (Org.). Verde codidiano: o meio ambiente

em discussão. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2001 b. P.111-129.

LEIS, H.R.; D’AMATO, J.L. O ambientalismo como movimento vital: análise de suas dimensões histórica, éttca e vivencial. In:

CAVALCANTI, C. (Org.). Desenvolvimento e natureza: estudos para uma sociedade sustentável. São Paulo: Cortez; Recife: Fundação Joaquim Nabuco, 1995.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 8. ed. Tradução de: Catarina E. F. da Silva; Jeanne Sawaya. São

Paulo: Cortez, 2003.

NOVO VILLAVERDE, M. Educación Ambiental. Madrid: Ediciones Anaya, 1988.

ORDONEZ. J. Hacia una filosofia de la educación ambiental. Práxis: Ética e Meio Ambiente, Costa Rica: Universidade Nacional,

Departamento de Filosofia, n. 43-44, out. 1992. p.45-58.

PASSET, R. Aco-gestão do desenvolvimento econômico e da biosfera. In: RAYNAUT, Claude; ZANONI, Magda (eds.). Cadernos de

desenvolvimento e meio ambiente Curitiba: Editora da UFPR, n.1, 1994. p.81-103. Sociedades, desenvolvimento, meio ambiente. PERTUNSKI, É. L’éternel retour des philosophies de la nature? Écologie Politique, Paris, n.3-4, p.41-59, automne, 1992.

PINTO, V.G. Informe sobre a Cúpula Mundial do Desenvolvimento Sustentável. Brasília: Departamento Nacional SESI/CMI, set. 2002.

QUINTAS, J.S. Educação no processo de gestão ambiental: uma proposta de educação ambiental transformadora e emancipatória. In: LAYRARGUES. P.P. Identidades da educação ambiental brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004. p.1 13-140.

RAWLS, J. Justiça como equidade: uma concepção política, não metafísica. Lua Nova: ética, política e gestão econômica, São Paulo, n.25, p.25-59, 1992.

SACHS, 1. Estratégias de transição para o século XXI. In BURSZTYN, Marcel (org.). Para pensar o desenvolvimento sustentável. São Paulo: Brasiliense, 1993.

SACHS, 1. Estratégias de transição para o século XXI. In: RAYNAUT, C.; ZANONI, M (Eds.). Cadernos de Desenvolvimento e

Meio Ambiente. Curitiba: Editora da Universidade Federal do Paraná, n.1, 1994. p. 47-62.

SANTOS JÚNIOR. B. Direitos Humanos: um debate necessário. São Paulo: Brasiliense. 1988.

SANTOS, J.E.; SATO, M. A contribuição da educação ambiental à esperança de Pandorra. 2.ed. São Carlos: RiMa, 2003.

SAUVÉ, L. Uma cartografia das correntes em educação ambiental. In: SATO, M.; CARVALHO, 1.C.M. Educação ambiental: pesquisa e desafios. Porto Alegre: Artmed, 2005.

SILVA-SÁNCHEZ, S.S. Cidadania ambiental: novos direitos no Brasil. São Paulo: Humanitas/FFLCH/USP, 2000.

TIETENBERG, T.H. Administrando a transição para um desenvolvimento sustentável: o papel dos incentivos econômicos. In: MAY, P.H.; MOTTA, R.S. (Orgs.). Valorando a natureza: análise econômica para o desenvolvimento sustentável. Rio de Janeiro: Editora Campus Ltda., 1994. p.93-109.

VEIGA, J.E. A agricultura no mundo moderno: diagnóstico e perspectivas. In: TRIGUEIRO, André (coord.) Meio ambiente no século XXI. Rio de Janeiro: Sextante, 2003. p.198-213

VIEIRA, P.F. Meio ambiente, desenvolvimento e planejamento. In-. VIOLA, Eduardo J. ef a/. Meio ambiente, desenvolvimento e cidadania: desafios para as ciências sociais. São Paulo: Cortez; Florianópolis: Editora da Universidade Federal de Santa Catarina, 1995.

Downloads

Publicado

2007-06-30

Como Citar

Carneiro, S. M. M. (2007). Ética e educação: a questão ambiental. Revista De Educação PUC-Campinas, (22). Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/197

Edição

Seção

Artigos