O desenvolvimento moral

análise das relações de cooperação e coação promovidas no interior de um ambiente virtual de aprendizagem

Autores

  • Dilmeire Sant`anna Ramos Vosgerau
  • Alcione Mazur

Palavras-chave:

Coação , Cooperação, Educação Moral , Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Resumo

O presente artigo visa colocar em evidência a importância que as tecnologias de informação e comunicação apresentam para a educação atual e discutir as formas de relacionamento e interação entre alunos, professores e o conhecimento, possibilitados por essas ferramentas. Além disso, o artigo ressalta também as relações de coação e cooperação que são instituídas nos ambientes virtuais de aprendizagem, analisando algumas funcionalidades desses ambientes, com vistas à formação moral do indivíduo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

DILLENBOURG, P. Virtual Learning Envi ron ments . EU N CONFERENCE 2000: “Learning In: The New Millennium: Building

New Education Strategies For Schools. Workshop On Virtual Learning Environments. Disponível em: <http://tecfa.unige.ch/tecfa/publicat/dil-papers-2/Dil.7.5.18.pdf>. Acesso em: 10 jan. 2007.

FERREIRA, A.B.H. Novo dicionário Aurélio da língua portuguesa/Aurélio Buarque de Holanda Ferreira. 3.ed. Curitiba: Positivo,

KANT, I. Sobre a pedagogia. Tradução de Francisco Cock Fontanella. 4.ed. Piracicaba: Editora Unimep, 2004.

PALLOFF, R. M.; PRATT, K. Estimulando a Aprendizagem Colaborativa. In: Construindo Comunidades de Aprendizagem no Ciberespaço: estratégias eficientes para salas de aula on-line. Porto Alegre: Artmed, 2002.

PIAGET, J. et al. Cinco estudos de educação moral. Lino de Macedo (Org.). São Paulo: Casa do Psicólogo, 1996.

TORRES, R.M. Éducation dans la société de I’information. VECAM. 2006. Disponível em: <http://www.vecam.org/article641.htmlvarrecherche=torres>. Acesso em: 10 jan. 2007.

Downloads

Publicado

2007-06-30

Como Citar

Vosgerau, D. S. R., & Mazur, A. (2007). O desenvolvimento moral: análise das relações de cooperação e coação promovidas no interior de um ambiente virtual de aprendizagem. Revista De Educação PUC-Campinas, (22). Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/196

Edição

Seção

Artigos